28 abril 2008

Lembrando de um culto que assisti em uma congregação cristã, aonde fui a convite, um ponto me deixou bastante curioso.
O pastor começou a pregar alguma coisa da qual não me recordo, mas lembro bem quando ele começou a falar dos 10 mandamentos. Ele foi enumerando um a um e, de acordo com ele, os 10 mandamentos são:

  1. Não terás outros deuses diante de mim;
  2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há e cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
  3. não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos;
  4. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão;
  5. Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá;
  6. Não matarás;
  7. Não adulterarás;
  8. Não furtarás;
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Eu prestava bastante atenção no que ele dizia e reparei que os 10 mandamentos, pra ele, não incluem os versículos 8-11 do capítulo 20 do livro de Êxodo.

Um pastor que pregava, no dia, para pouco mais de 1.000 pessoas, quando falou dos 10 mandamentos, dividiu o segundo em dois e omitiu o 4º mandamento que diz:

Êxodo 20:8-11
8 Lembra-te do dia de sábado para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra;
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 Porque, em ses dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

Agora eu pergunto: Que medo é esse que tanta gente tem do 4º mandamento?

Os 10 mandamentos definem o caráter de Deus. É no quarto mandamento que vemos Deus como um criador. O quarto mandamento é uma benção de Deus! Você não é capaz de trabalhar 7 dias por semana sem ter problemas posteriormente. Pensando nisso, Deus criou um dia para descansarmos de nossas tarefas.

É como se Deus dissesse: Você tem 6 dias só pra você e 1 dia só pra mim.

Deus nos ama de tal maneira que nos respeita e no dá 6 dias pra cuidarmos de nossa vida e pede que dediquemos um dia para lembrarmos Quem nos dá essa vida.

Você não pode dedicar algumas horas por semana e contar isso como algo que vale. Deus pediu um dia e não algumas horas por semana. É claro que você pode dedicar algumas horas por semana mas o sábado é de Deus! Você também não pode escolher outro dia pois Deus mesmo já o escolheu e é o sétimo dia, o sábado.

Lembre-se: Deus deu os mandamentos para serem seguidos e não para que alguém quebre a cabeça arrumando desculpas para não os cumprir.

Deus te abençoe.

0 comentários :