25 novembro 2009

Assisti ao filme por título “2012”. Fiquei admirado com a capacidade dos designers com as animações gráficas e a capacidade criativa dos mesmos. Os efeitos especiais estavam ótimos!

Mas não quero falar da parte técnica e sim da “mensagem” que o filme passa.
Devo fazer um lembrete: Se você ainda não viu o filme e pretende ver, e se preocupa com informações sobre o filme (o chamado spoil), sugiro que permaneça lendo sabendo que falarei sobre partes do filme. Não vou sugerir que deixe de ler por que é importante demais para ser ignorado.

Pois bem. Logo de início mostra um pai divorciado indo buscar seus dois filhos, um casal, na casa da sua ex-esposa. A filha se mostra bastante apegada ao pai enquanto o filho mostra maior afinidade pelo padrasto. Ao sair, o pai procura o lugar onde ele e a ex-esposa acamparam anos antes para ali ficar com os filhos. Ao chegar lá vê que tudo mudou. Dali pra frente o envolvimento dele com as forças armadas é constante. E a destruição também. Tudo racha, tudo cai, tudo quebra, tudo afunda, etc. É um pandemônio só! E a salvação deles sempre estava no ar, ou seja, em um avião.

Existe uma mensagem panteísta no filme. Não se usa o nome “Gaia” mas se fala, ainda que indiretamente, em “mãe terra”.

Um ponto que não saia da minha mente ao ver o filme era: Como que pessoas que não acreditam no dilúvio fazem um filme deste tipo? Explico o por que da indagação: Um Dr. em Geologia que trabalha pra Casa Branca faz um estudo e percebe que o calendário Maia estava certo e que em 21 de Dezembro de 2012 uma catástrofe acontecerá. Começa então a luta pela sobrevivência. Esta se resume na construção de arcas. Isso mesmo: ARCAS!

Pessoas podiam comprar nas arcas um quarto ou alojamento por bilhões de euros. E pra lá se deslocavam assim que recebiam o aviso de evacuação. Qual não é a minha surpresa ao ver uma cena um tanto quanto antagônica (e aí a minha indagação sobre o dilúvio) quando uma das arcas, a qual, é óbvio, tinha todos os personagens principais dentro, estava para bater no cume do monte Everest ao ser lançado naquela direção pela água. Fiquei pensativo em como um filme poderia passar esse tipo de mensagem quando os autores (não sei se todos) não acreditam no dilúvio bíblico. É claro que o filme tenta passar que toda a água da terra focou um só ponto, tentado assim, fazer parecer que está mesmo fazendo um plágio da epopéia de Gilgamesh.

Animais eram levados para as tais arcas. E muitas pessoas ficaram trancadas do lado de fora quando uma das arcas não foi terminada a tempo. Então começa o discurso politicamente correto do Dr. em Geologia ao dizer que era desumano deixar aquelas pessoas lá fora pra morrer. E era mesmo! Tanto espaço em cada arca. Um quarto onde cabiam umas 10 pessoas tinha apenas 01! E nesse ponto lembrei que quando Noé e sua família entraram na arca, os que ficaram de fora não puderam mais entrar. Depois que a porta foi fechada, a mesma se abriu apenas quando as águas baixaram.

Talvez você não esteja familiarizado com a história. Noé pregou sobre o Dilúvio por aproximadamente 120 anos até que a chuva veio. Até então, a terra era regada pelo orvalho. Nunca havia chovido antes! Todos tiveram a oportunidade de entrar na arca. Mas nenhum quis entrar pois achavam que Noé era um louco!
Agora, nestes últimos dias, surge um filme com uma idéia de que é injusto que pessoas fiquem do lado de fora. No caso do filme, sem dúvida que era. No caso de Noé, não era. Cada um teve oportunidade de ali entrar mas preferiram fazer orgias e festas na frente da porta da arca quando a mesma foi fechada e demorou ainda 1 semana até que chovesse.

E no fim do filme ainda aparece a imagem do globo terrestre, com apenas um continente, lembrando a pangeia, logo após mostrar a data de 27 de Janeiro do ano 0001.

Enfim, é um filme de suspense onde você ficará em muitas cenas nervoso por causa das situações dramáticas na qual os personagens se envolvem, que tenta passar a idéia de que o planeta escolherá a quem salvar (isso é dito no filme) e que arcas são a salvação de muita gente que, depois, terá o dever de repovoar a terra, como se a vida humana se resumisse a um ciclo de nasce, cresce, faz bebê, cria bebê, envelhece, morre e o bebê já crescido continua o ciclo.

Devemos lembrar que, quando o assunto é “Fim do mundo” algumas coisas que devemos e podemos saber é que:
  1. Não há data a ser marcada. Isso é um equivoco;
  2. O mundo, na realidade, não acabará;
  3. O que acabará é a morte, o pecado, a dor (Apocalipse 21:4);
  4. Deus prometeu ao homem a vida eterna(João 3:16);
  5. Não devemos nos preocupar com o dia e sim em estar preparados (Mateus 24:13);
  6. O ultimo dia de pecado nesta terra não findará com águas e sim com fogo (Apocalipse 20:10-15);
  7. Se somos fiéis a Deus não temos com o que nos preocupar;

Lembre-se: Especulações sobre dia do fim, dia do julgamento, fim do mundo, sempre haverão assim como existem desde o início. O importante não é dar ouvidos a essas especulações. O importante não é pensar o que você estará fazendo quando estiver perto daquele dia. O importante é saber que quando chegar aquele dia, você estará fazendo o que é certo desde agora. Quantos podem responder que estarão fazendo a mesma coisa que fazem todos os dias quando o tempo estiver próximo?

Deus nos está chamando ao arrependimento (Ezequiel 33:11, 2Pedro 3:9), quer dar uma vida eterna, vida em abundância (João 10:10), quer te apresentar a sua verdadeira casa, que não é deste mundo e nem preparada por mãos humanas, quer te salvar.

Tudo o que poderia ser feito para a sua salvação e que você não podia fazer, foi feito por Deus. Você não podia morrer para se salvar, você não podia assumir forma de servo para se salvar, você não podia dizer que redimiu alguém. Mas o que você pode fazer, Deus não fará por você. Agora, você tem a oportunidade de escolher. A vida, ou a morte.

Como diz uma música do grupo Novo Tom: “Escolha a vida! Escolha Jesus!”

Se quiser saber mais, entre em contato e peça um estudo bíblico grátis. Terei prazer em ajudar.

O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)

2 comentários :

Gisele Simone disse...

Que Jesus está voltando, todos os sinais realmente comprovam, pq tudo q ele disse, tá acontecendo, mas que vai ser em 2012....... Eita cinematografia...... A arte imita a vida ou a vida imita a arte?
Que deve ter mta gente apavorada, vendendo suas coisas.... ah, com certeza, deve ter......
As pessoas preferem acreditar num filme do que na propria bíblia q diz q só Deus sabe o dia e a hora....

afffffffff

Quando será q esse povo vai aprender a crer somente em quem nao mente????

Eu escolhi crer em Jesus....

Daniella disse...

Muito massa teu comentário, adorei mesmo! Pena que tem até ASD assistindo a esse filme e achando "o máximo"! Ei, me diz como tu assistiu ele :D