01 março 2010

Egocentrismo. Resumidamente é assim que podemos falar de pessoas que enganam aos que estão ao seu redor e, até mesmo, a elas mesmas.

Ego vem do grego e pode significar "Eu". O adjetivo "Egocêntrico" classifica uma pessoa como alguém centralizada ao "eu".

Talvez você conheça alguém assim. Tudo é "eu posso, eu faço, eu aconteço!". Qualquer coisa boa que tenha acontecido na sua vida é mérito pessoal e, como disse no título, "toda honra e glória" a ele mesmo. E, é claro, se algo dá errado, aí a culpa é de Deus.

É claro que o egocêntrico jamais admitirá que cometeu errado. Em seu mundo-bolha de aspirações infindas não há espaço para falhas. Julga-se sábio por isso e esquece que a maior sabedoria de alguém é saber reconhecer que pouco sabe e que há muito ainda a aprender. Aliás, o sábio dele mesmo não fala. São os que o conhecem ou suas obras que lhe conferem algum crédito. O egocêntrico ou insensato precisa sempre chamar a atenção para si mesmo já que o que faz passa ora desapercebido, ora sem tanto elogios quanto ele queria.

Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente. (Prov. 10:14)


Essa frase de Salomão é uma entre outras tantas que classificam o sábio não como o centro das atenções mas como o cara dos bastidores. Sabedoria não é querer honras e glórias. Sábio mesmo é aquele que sabem a Quem louvar e a Quem honrar.

Voltando ao que dizia: A culpa é de Deus.
É interessante notar como as pessoas gostam tanto de discursar que as Leis de Deus passaram, que nada mais é válido e que agora há liberdade afinal! É claro que há uma Lei que já citei para esses. Qualquer problema a culpa é de Deus! E ai dEle se não resolver! Cruza os braços, faz cara feia, bate o pé e a "tromba de elefante" vai até o chão. Eu digo ser engraçado mas na realidade é triste mesmo. Anomistas! Contrários às leis. Pensam que a Lei tira a liberdade e caem na mentira que foi proferida no céu mesmo sobre a Lei ser um jugo e prender, tirar a liberdade. Cegos!

Além de cegos são hipócritas. Discursam querer liberdade e ao observar o país, dizem ser livres. Ainda que sob um regime democrático coberto de leis. Falhas, mas são leis. Egocêntricos!

"Eu" é o seu deus. A oração de Cristo parece até estranha.

Mat 26:39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.


"como tu queres"? Absurdo! É isso o que os egocêntricos pensam!

Não é a toa que existem tantas "teologias" espalhadas pelo mundo. É tanta vontade de não fazer a vontade de Deus que cada um cria a sua própria teologia e começa a dizer que é Deus quem dirige. Blásfemos!

Mat 7:22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Mat 7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
Mat 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Mat 7:25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
Mat 7:26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
Mat 7:27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.


"Que ouve estas minhas palavras e as pratica". É esse o problema de todo egocêntrico. Ele tem problema em fazer a vontade de outro que ele reconhece ser maior do que ele. Ainda que não o faça publicamente.

A Bíblia alerta:
Apo 14:6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
Apo 14:7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.


Temer a Deus e a Ele somente dar glória!

Te convido a tomar essa decisão. Deixar de ser um "egocêntrico" e transformar-se em um sábio temende a Deus. Faça-o enquanto há tempo.

Isa 55:6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

0 comentários :