01 abril 2010

Em tempos atuais, existem várias classes em nossa sociedade. Cada pessoa busca uma dessas classes em busca de certa satisfação. Alguns gostam de pegar e fazer, outro gostam de pegar e delegar tarefas, outros gostam de ouvir conselhos e os repassar, etc. Assim, as pessoas assumem funções das mais diversas em busca da auto-satisfação. Esquecem até mesmo um dos significados de sociedade. Afinal, vivem para si e não buscam ajudar o próximo. O que, para tais, é mais conveniente, diga-se de passagem.

É claro que não quero reclamar do estilo de vida da sociedade visto que há classes e classes em nossa sociedade. Busco aqui uma análise sensata da sociedade cristã atual. Não quero generalizar e, por isso, não leia meus comentários de forma generalizada.

O título é uma crítica a atitude de muitos atualmente que preferem ser espectadores/comentadores a estar na linha de frente fazendo o que deve ser feito ao invés de fazer o que não deve ser feito.

Na última terça-feira dia 30 de Fevereiro de 2010 acabou mais um Big Brother Brasil. Muitas pessoas dedicaram certo tempo de suas vidas para observar o que acontecia na casa em busca de alguma coisa pra comentar. A conversa de alguns dos meus amigos era até ininteligível por ser pura e simplesmente sobre a dita casa. Reclamações, mentiras, conversas frívolas entre tantas coisas. Fizeram jus ao título "telespectadores". Esperavam algumas atitudes e reclamavam quando não a recebiam.

Na igreja, existem os espectadores. São os que não estão envolvidos com nada mas reclamam de tudo. Se você deseja ser um desses, basta seguir os seguintes passos:

  1. Não assuma nenhum compromisso;
  2. Não participe de programação nenhuma na parte administrativa;
  3. Não aceite qualquer convite de estar entre os que preparam alguma programação;
  4. Observe a todos e os critique ferrenhamente;
  5. Não aceite observações sobre erros pessoais. Afinal, só você pode reclamar;
  6. Se assumir algum cargo, não contribua com nada a não ser com suas reclamações sem fim;
  7. Se te oferecerem ajuda com o cargo que tem, negue! Como poderá reclamar de algo que começará a funcionar?
  8. Assuma uma postura de síndrome de perseguição. Todos estão contra você;
  9. Na sua síndrome de perseguição, faça questão de criticar a liderança que tenta te ajudar e você não deixa;
  10. Se assumir compromisso, faça uma lista de "projetos" que você pretende tirar do papel e que jamais saíram da sua cabeça. É tudo encheção de lingüiça.
  11. Se houver cursos de treinamento, definitivamente não compareça. Você não terá desculpa para não trabalhar se por acaso participar de um curso desses;
  12. Se acabar cedendo para ir em um dos cursos, não participe das aulas. Afinal, quem as passa é a tal "liderança imprestável" que vem sendo alvo de suas críticas há tanto tempo;
  13. Se insistirem a ponto de ir à aula, aprenda a não participar participando. Assuma seu lado astronauta e viva no mundo da lua com um sorriso amarelo de "to entendendo tudo";
  14. Aprenda os pontos que mais trazem discórdia na sua igreja e faça deles o seu respirar. Uma insurreição não funciona sem um motivo;

Se você não quer ser apenas um espectador, se quiser fazer a vontade de Cristo, que nos disse "Ide"(Mt. 28:18-20), não assuma nem mesmo uma das posturas acima. Se quiser ser um discípulo do Mestre, idem.

Se vir algum problema, não procure alguém que ouça a sua reclamação mas procure aqueles que estão envolvidos no problema e ofereça ajuda. A crítica só é boa quando é construtiva. E para ser construtiva, tem que ser ouvida por quem é alvo de sua crítica. Crítica pelas costas é falta de caráter. Fofoca não é coisa agradável.

Lev 19:16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR. (ARA)

Prv 20:19 O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios. (ARA)

Prv 11:13 O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta. (NTLH)

Êxo 23:1 Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa. (ARA)

Slm 15:1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
Slm 15:2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
Slm 15:3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
Slm 15:4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata;
Slm 15:5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (ARA)

Êxo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (ARA)
Esses são alguns textos que reprovam a fofoca, as reclamações sem fundamento e revelam um pouco de como ter um caráter nobre.

Seja nobre você também. Evite problemas e o falar mal. Pessoas erram e merecem nossa compreensão. Ainda que carreguem títulos (Pastores, Anciãos, Diáconos, etc), são pessoas passíveis de erro. Simplesmente pessoas.

E lembre-se: Reclamar não ajuda em nada se você não estiver reclamando com a pessoa certa.

1Pe 2:17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

0 comentários :