23 abril 2011

Está em 2Reis 6. Segue abaixo:
8 Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: "Montarei o meu acampamento em tal lugar".
9 Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: "Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá".
10 Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções.

11 Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: "Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? "
12 Respondeu um dos conselheiros: "Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto".
13 Ordenou o rei: "Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo". Quando lhe informaram que o profeta estava em Dotã,

14 ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade.
15 O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos?"
16 O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles".

17 E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

18 Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: "Fere estes homens de cegueira". Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.
19 Eliseu lhes disse: "Este não é o caminho nem esta é a cidade que procuram. Sigam-me, e eu os levarei ao homem que vocês estão procurando". E os guiou até a cidade de Samaria.
20 Assim que entraram na cidade, Eliseu disse: "Senhor, abre os olhos destes homens para que possam ver". Então o Senhor abriu-lhes os olhos, e eles viram que estavam dentro de Samaria.

21 Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: "Devo matá-los, meu pai? Devo matá-los?"
22 Ele respondeu: "Não! Costumas matar prisioneiros que capturas com a tua espada e o teu arco? Manda-lhes servir comida e bebida e deixa que voltem ao seu senhor".
23 Então preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel.
(NVI)

Perceba uma coisa no texto que acabou de ler: O profeta Eliseu revelava tudo a respeito da guerra para o rei de Israel. Ele conhecia cada passo que o exército sírio daria. Eliseu, usado por Deus, revelava, até mesmo, as palavras do rei da Síria (v. 12). Isto levou o rei da Síria a querer a morte de Eliseu. Afinal, que comandante de exército gostaria de ter cada movimento seu previsto e evitado? Não há elemento surpresa!

É declarada a morte do profeta e o exército marcha em direção da cidade em que Eliseu se encontra. Quanta petulância! Se ele sabia palavras que o rei falava em seu próprio quarto, não saberia dessa investida? Nem por isso o profeta se deu ao luxo de evitar o encontro com o exército como vinha aconselhando ao rei de Israel fazer.

Há o encontro! O exército cerca a cidade e o servo do profeta clama de pavor(v.15)! Pouca fé? Talvez. O mesmo não aconteceu com Eliseu que lhe disse para não temer e ainda pediu que Deus abrisse os olhos desse homem que pensava estar vivendo seus ultimos dias para entender o por quê de não precisar temer.

Seus olhos abrem e ele vê aquele exército diferenciado. Cavalos e carros de fogo! Sim! Foi isso o que o homem viu.

Imagine-se na cena. Qual seria a sua reação? Você ali, vendo um exército celestial prestes a proteger os servos fieis de Deus. Há motivos para temer? Não. Nenhum.

Em tempos atuais, palavras de Deus ecoam aos que temem por suas próprias vidas. O Criador diz:
Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Há algo que o servo fiel do Senhor deve temer? Não. Por isso, hoje, entregue a sua vida a Deus e apegue-se a esta segurança que só Deus pode dar.

Que Deus te abençoe.

0 comentários :