21 abril 2013

Faço uma pausa a serie profecia. Havia prometido um sermão que preguei e agora cumpro a promessa.

Coloquei abaixo uma área de texto para a leitura do trecho bíblico a ser comentado. O texto base é Lucas 24:13-25. Leia abaixo ou em sua Bíblia.



Alguns pontos a se destacar:
1- No verso 16 lemos que seus olhos estavam como que fechados e não puderam reconhecer a Jesus;
2- Nos versos 17 a 20 vemos a razão para os olhos estarem fechados;
3- No verso 21 vemos o que esperavam que acontecesse;
4- No verso 22 a 24 vemos que estes dois homens ouviram testemunhos sobre a ressurreição de Cristo;
5- Nos versos 25 a 27 vemos Cristo confirmando a validade do Velho Testamento. Separei em uma lista numérica para ficar de mais fácil compreensão. Agora aos comentários extensos de cada item:

Item 1: A Bíblia comenta que os olhos de Cléopas (é o único que tem o nome citado) e de seu amigo estavam como que fechados. Alguma vez na vida já aconteceu de você ter tanta preocupação com alguma coisa que não conseguia pensar em mais nada? Preocupação tamanha que, caminhando na rua, fosse capaz de passar perto de conhecidos e não os ver? Estes dois homens estavam ocupados demais pensando nas suas preocupações e tristezas que não se deram ao trabalho de olhar para quem os acompanhava. Estavam ocupados demais reclamando de sua má sorte para enxergar que o Criador da vida estava ali acompanhando a sua caminhada de 11 quilômetros (60 estádios).

Item 2: Nestes versos vemos que os dois homens concordavam que os líderes religiosos eram os responsáveis pela morte de Cristo. Deram a razão para acreditar assim. Explicaram a razão para a sua preocupação e frustração.

Item 3: Equívoco interpretativo. Você já passou por isso alguma vez na vida? Enquanto estava lendo a Bíblia, aconteceu de entender alguma coisa e, após isto, uma pessoa vem e explica aquele mesmo pedaço da Bíblia de uma forma completamente diferente e que faz muito mais sentido? Neste verso 21 vemos que a crença era a de que Cristo fundasse um reino terrestre no primeiro advento. Com certeza era uma tremenda frustração ver o homem que havia criado tamanha esperança descansar em um túmulo próximo ao Gólgota.

Quantas vezes aconteceu em sua vida de ter a surpresa de descobrir que a Bíblia nunca ensinou aquilo em que você acreditou por toda a sua vida? Com certeza é uma frustração terrível! Cito, por exemplo, o ensino de que há vida após a morte. A Bíblia é categorica em afirmar que isto é um erro! Não existe vida após a morte(cf. Ec. 9:5-6, 10)! E quantos acreditam neste erro hoje? Qual será a reação ao saberem de tal coisa? Da mesma forma, aqueles dois homens estavam frustrados por ver que o reino que idealizaram não estaria sendo fundado.

Item 4: Exemplos claros de falta de fé. Ainda que tivessem ouvido testemunhos de que Cristo havia ressuscitado, os dois tinham dificuldades para acreditar no relato e sofriam pela morte de Cristo. Não tiveram fé. Ainda que Cristo tivesse ressuscitado três pessoas, curado enfermos, dado vista aos cegos e fazendo surdos ouvirem, mesmo tendo visto tamanhas maravilhas, tiveram dificuldade em acreditar que Jesus tivesse ressuscitado.

Item 5: Jesus explica através da Bíblia (que na época era apenas o Velho Testamento) tudo o que estava escrito a Seu respeito. Começando por Moisés (Pentateuco) até os profetas menores, vai dando a razão para se crer que tudo o que havia acontecido até então estava revelado e que não havia necessidade para tamanha frustração e preocupação.

Tendo visto tudo isto, estou disposto a quebrar um paradigma. É o jargão "Deus se afasta dos que pecam".

Por muitas vezes já ouvi que uma pessoa que pecou está afastada de Deus e que foi essa a razão para ter cometido tal erro. Na época apenas aceitava. Hoje não mais. É impossível para mim crer que o pecado afasta alguém de Deus ou que afaste Deus de alguém. Na verdade, estudando a Bíblia, aprendi que é do pecador que Deus está mais perto! Leia comigo Ezequiel 33:11, por exemplo:
11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?

Em Ezequiel 18:23 temos outro claro e semelhante exemplo:
23 Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

No Novo Testamento podemos ler os textos a seguir:
2Pedro 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

1Timótedo 2:3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Ao ler a Bíblia, vejo que Deus deseja que cada um se arrependa, confesse seus pecados e encontre a vida que é Cristo. Afinal, em Romanos 6:23 lemos:
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Isto quer dizer que preciso pecar se quero Deus bem perto de mim? A resposta é um categorico "NÃO!!!". Deus está perto de nós a todo instante. É com o pecador, entretanto, que Ele se preocupa mais. Em Lucas 15 encontramos 3 parábolas que nos ajudam a entender isto. Na da ovelha perdida lemos que "há mairo jubilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nova justos que não precisam de perdão".

Assim como Cléopas e seu companheiro de caminhada que acreditavam equivocadamente que Jesus iria inaugurar um reino naquele tempo em que veio; hoje em dia existem pessoas que acreditam equivocadamente que Deus se afasta dos que cometem pecado. E isso acaba gerando um pensamento de perfeição. Em outras palavras, faz com que pessoas pensem que apenas os perfeitos (que não pecam) serão aceitos por Deus. Isto é uma heresia terrível.

A conclusão de uma leitura sincera e racional da Bíblia é a de que Deus não se afasta de ninguém. Seja este alguém que peca ou não.

O convite para nós hoje é aceitar esse Deus de amor e espalhar esta boa nova aos que nos rodeiam. Muitos estão sofrendo uma espécie de terror psicológico com o pensamento "Pequei e Deus não me aceita mais". Que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus para resgatar estes que sofrem.

Que Deus nos ilumine.

0 comentários :