31 março 2008

Assim como diz o título, o tema é o 1º de Abril e essa onda de "O dia da mentira".
Já ouvi dizer que esse dia recebe outros títulos mas não me recordo agora.

O fato é: Podemos nos dar ao luxo de, em um dia, destruir o nosso caráter e mentir deliberadamente como se isso fosse a coisa mais normal do mundo?

Conheço pessoas que lutam para não contar uma mentira, mesmo que sem querer.
O 1º de Abril deve ser um terror pra essa gente, ou não.

Eu acho interessante o título em inglês: "Fool's day".
Eu traduzo por "Dia do tolo" e é assim que muita gente me parece quando vem com aquela coisa de "1º de Abril! Êeeeee!!!" depois de ter contado uma mentira "só por brincadeira".

Vale ressaltar que a mentira já trouxe (ou quase) problemas para alguns personagens bíblicos.
Alguns exemplos:
Abraão e Sara;

Gênesis 20:2
Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la.
Isaque e Rebeca;

Gênesis 26:7
Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência.
Jacó e Esaú;

Gênesis 27:19
Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes.
Em Êxodo 20:16 está escrito: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Conselho desprezado nesse dia de 1º de Abril pelos que gostam de "descontrair".
Parece que irreverência virou sinônimo de alegria e felicidade. Quando leio reportagens falando de algum evento em que as pessoas "se divertiam" vinha sempre uma frase depois em que podia-se ler: "A irreverência era total" ou coisa parecida.

Ainda que eu queira falar mais a respeito da mentira, deixo alguns dos muitos textos bíblicos que falam da mentira abaixo. Pense a respeito.

Salmos 4:2
Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?
Salmos 7:14
Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira.
Salmos 40:4
Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
Salmos 58:3
Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.
Salmos 62:4
Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem.
Salmos 119:163
Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.
Provérbios 13:5
O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra.
Provérbios 19:9
A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece.
Provérbios 30:8
afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;
Isaías 28:15
Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.

0 comentários :