05 março 2008

Estive pensando a respeito depois de testemunhar uma situação curiosa.
Um rapaz estava fazendo um trabalho e tinha conseguido 100% de aproveitamento no dia anterior. Um homem, então, vem motivar o rapaz a continuar com o rendimento e começa a falar pra ele como ele não sabe fazer uma coisa ou como faz outra coisa mal... O rapaz que estava motivado, começa a ficar desanimado por tantas palavras de "motivação".
Sai para o trabalho e consegue 0% de aproveitamento. Qual a reação do homem que o "motivou"?
Lança aquele olhar de "eu já sabia".

Esse é só um caso pra ilustrar. Sei que existem muitos outros casos parecidos ou não.
O fato é: Será que motivar uma pessoa significa falar dos defeitos de alguém? Ou será que motivar significa estabelecer um alvo e falar palavras que tragam aquele espírito de trabalho para a pessoa?

Fiquei pensando nisso por semanas e decidi postar aqui.
Recebo toda semana um e-mail com alguns textos interessantes os quais eu gostaria de compartilhar com vocês.
Esses eu sei que motivam!

Meus irmãos e irmãs, aproximai-vos do povo em vosso ministério. Animai aqueles que estão abatidos. Considerai as calamidades como bênçãos disfarçadas, os infortúnios como benefícios. Agi de maneira que desperteis confiança em lugar de desespero. O povo comum deve ocupar seus lugares como obreiros. Compartilhando as dores de seus semelhantes da mesma maneira que o Salvador participou das da humanidade, vê-Lo-ão, pela fé, trabalhando juntamente com eles. Obreiros Evangélicos, págs. 37 e 38.


Ministros de Deus, com o coração ardente de amor a Cristo e aos vossos semelhantes, buscai despertar os que se acham mortos em ofensas e pecados. Que vossos mais ferventes rogos e advertências lhes penetrem a consciência. Que vossas fervorosas orações lhes sensibilizem o coração, levando-os em arrependimento ao Salvador. Vós sois embaixadores de Cristo para proclamar Sua mensagem de salvação. Lembrai que a falta de consagração e sabedoria de vossa parte poderá fazer pender a balança para uma alma, levando-a à morte eterna. Não vos podeis permitir descuido nem indiferença. Precisais de poder, e este, Deus está disposto a vos conceder sem restrições. Requer Ele, apenas, coração humilde e contrito, pronto a crer e receber Suas promessas. Tendes apenas que usar os meios que Deus vos pôs ao alcance, e obtereis a bênção. Obreiros Evangélicos, pág. 35.


Os ministros de Deus devem chegar a um íntimo companheirismo com Cristo, e seguir Seu exemplo em todas as coisas - em pureza de vida, abnegação, benevolência, diligência, perseverança. Ganhar almas para o reino de Deus precisa ser sua primeira preocupação. Com tristeza pelo pecado, e paciente amor, devem trabalhar como Cristo o fazia, desenvolvendo decidido e pertinaz esforço. Obreiros Evangélicos, pág. 31.

Esses já são suficientes pra se ter um gostinho de como motivar.
Finalmente, gostaria de deixar um lembrete:
Motivação não significa falar pra pessoa como ela faz um trabalho de forma ruim. Motivação é você fazer com que um trabalho ruim evolua para um bom trabalho. Como? Bom, a cada um cabe a criatividade própria que faz de nós pessoas interessantes. Alguns sentem-se motivados por textos, outros por ambientes, outros por companhias, mas de uma forma geral, motivar significa fazer a pessoa sentir-se capaz de realizar algo que ela está apreensiva quanto ao resultado. Levar a pessoa a enxergar um alvo e mostrar que é possível alcançá-lo.

E quer motivação maior do que esta abaixo?

Mateus 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

0 comentários :