22 agosto 2008


Há alguns dias atrás, trabalhando na Colportagem, me deparo com uma frase intrigante.
Sabe aqueles adesivos "evangélicos" que o povo compra e cola no primeiro lugar pra mostrar a "frase eloqüente"? Me encontrei com um desses e estava escrito assim:
Se você tem olho grande, por que não enxerga, Jesus?

Pra quem estudou um pouco de português e sabe bem as regras de pontuação, compreenderá que, de acordo com esta frase supracitada, a pergunta fica mais ou menos assim:
Jesus, se você tem olho grande, por que não enxerga?

Pensando bastante a respeito disso (e quando digo bastante, não falo de algumas horas. Estou falando de dias) vejo como está a situação brasileira. São tantas pessoas que não têm conhecimento suficiente e acabam se deixando levar por pessoas que sabem um pouco mais e não têm medo de manipular os outros.

Talvez por falta de oportunidade, talvez por preguiça mesmo. O fato é que são muitos os brasileiros que não são capazes de entender corretamente uma frase ou até mesmo de escrever frases coerentes (vide exemplo acima). Resultado disso: Pessoas e mais pessoas que se deixam influenciar por outros e sequer refletem a respeito de um tema abordado. Deixam se levar pelos outros. Não se dão ao trabalho de pensar bem antes de decidir. E no fim das contas, multidões acabam enchendo fileiras pelo simples fato de que "pensar é chato e nostálgico".

Agora nessas épocas de eleição é que isso vem mais à tona!
São tantos os candidatos que fazem uso de palavras que se você não tiver um dicionário ao lado, seria o mesmo que estar vendo um programa de um canal estrangeiro de uma língua que você não entende.
Na minha humilde opinião, o brasileiro tem o direito e o dever de conhecer a sua língua materna. Se assim não for, estamos perdidos!

É claro que, conhecimento não cai do céu. É necessário tempo, motivação, trabalho, esperança. Esperança para visualizar desde já um futuro de conhecimento e sabedoria.

Sei que são poucas as pessoas que visitam este blog. Mas ainda assim, a vocês eu peço: Não deixem esse mal se espalhar! Façam o possível para que esse tipo de coisa não aconteça!

Se pra entender um texto simples daquele, foi difícil, o que poderemos dizer da Bíblia? É necessário que as pessoas conheçam a sua língua para poderem estudar a Bíblia! Senão, é como jogar ao mar tesouros preciosos.

Salomão, ao receber uma proposta de Deus, pediu Sabedoria. Esta é riqueza! Façam o que lhes for possível para levar o conhecimento às pessoas! E se ainda assim, pra uma pessoa for difícil estudar a Bíblia sozinha (o que é normal), ajudem-na!

Não deixem que pessoas pereçam "por falta de conhecimento"! Levem-nas a Cristo!
É um apelo que faço.

Fiquem com Deus.

1 comentários :

Nane disse...

Muito show..Isso é a mais pura verdade viu? Na realidade, as pessoas tem preguiça de falar certo, escrever certo..rsrs..Só Jesus com eles..Muito bom este texto!
BjiM!!!!