11 dezembro 2008

Eu, Thiago, jovem de 22 anos, tenho contato intenso com o mundo digital.
De fato, desde a minha infância a tecnologia me atrai.
Sempre estive envolvido neste meio, seja pelos videogames, computadores ou até mesmo outros objetos eletrônicos que sempre me facinaram.

Recentemente, lendo o blog do Michelson Borges (o qual eu recomendo a leitura e o link segue no fim do post) encontrei 02 (dois) temas abordados com relação a tecnologia que me deixou intrigado.

Um deles fala sobre estudos que cientistas estão fazendo a respeito de como a informática afeta a vida das pessoas hoje no aprendizado.
Quando comecei a ler, confesso, logo pensei que a matéria diria que pessoas que se deixam levar por informações semi-prontas tornam-se menos inteligentes do que aqueles que buscam a informação de outra forma. Sempre ouvi essa afirmação e, diga-se de passagem, também sempre discordei. Por que? Simples: A inteligência, na minha opinião, não vem do simples fato de ler isso ou aquilo. Vem da vontade que a pessoa tem de conhecer determinado assunto, seja esse qual for. Alguns aprendem lendo, outros praticando. Cada qual tem a sua forma, o seu jeito peculiar de aprender as coisas.

Bom, continuei lendo e vi que os cientistas estão preocupados em entender até onde a internet influencia a vida dos jovens que mantém muito contato com a mesma. Para uma resposta completa, basta observar o padrão e estilo de vida dessas pessoas. São todos iguais? Agem eles da mesma forma? Parecem um clã de semi-analfabetos que não sabem do que falam?
Responda você mesmo.

Aqui está a matéria na íntegra: Internet pode alterar funcionamento do cérebro

Após refletir um pouco a respeito, lembro do post que veio logo depois desse onde alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)lançaram uma campanha de uso consciente do computador.
Então, mais uma vez, me vejo a refletir o impacto de uma atitude como essa.
E também confesso, achei extraordinariamente brilhante a idéia de ajudar as pessoas a terem a cosciência de que é necessário passar um tempo longe do computador.
Existem pessoas (e eu conheço pessoalmente, até) que passam o dia inteiro na frente de um computador e só saem pra dormir e mesmo assim o computador fica desligado. Não fazem exercícios físicos e acabam tendo uma saúde precária.

Eu já fiz isso também, no auge da minha vida com a internet. Até o momento em que passei a me preocupar com isso. Já chegaram a me dizer que eu sou incapaz de viver sem internet e, por falta de conhecimento de causa, até concordei.
Hoje, sei que não é assim. Eu levo a minha vida não 100% como eu queria. Mas o computador não é prioridade e seria interessante que você, leitor, fizesse o que eu fiz. Olhe pra si mesmo agora e responda: Quanto tempo você tem passado na frente de um computador? Por que? Quanto tempo você investe em exercícios físicos? E em outras atividade que te beneficiem? Quantos litros de água você bebe por dia?(já explico essa pergunta) e quantos amigos na sua cidade você tem?

Essas foram algumas perguntas que eu me fiz pra saber se eu estava mesmo viciado em internet e se precisava pedir ajuda.
Pra não deixar ninguém curioso, eu não fui atrás de ajuda profissional.

Explicando a pergunta: A relação da água é que ao passo que você fica sentado em frente a um computador, você não sente sede e muitas pessoas bebem água apenas nesses momentos de sede. Fazendo assim com que essas pessoas venham a beber de 2 a 4 copos de água por dia. Isso não está bom! O ideal são de 6 a 8 copos.

E aqui está a matéria que fala sobre o projeto do UNASP: 1h100PC Se liga! Desliga

Depois de responder essas e outras perguntas que eu sei que surgirão em sua mente, qual decisão tomar? :)
Espero que a melhor.

Fique com Deus.

Nota:link pro Blog do Michelson Borges

2 comentários :

Jonhnes disse...

Opa thiago, é um prazer saber que vc gostou da idéia. Realmente as pessoas passam muito tempo a toa na internet. Me chamo Jonhnes Carvalho e participo da hlera que está na campanha.

Nós temos várias idéias para blogs parceiros, qualquer coisa me add aih
thejonhnes@hotmail.com
abraços

Daniella disse...

Meu novo blog!