24 novembro 2008

Josué 24:15

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e minha casa serviremos ao SENHOR.


A idolatria estava presente entre o povo israelita já há muito tempo. Deus dera ordem ao Seu povo para não se misturarem com aqueles que não serviam ao Deus verdadeiro para não haver contaminação entre o povo.

Todavia, não foi o que aconteceu. O povo de Deus se misturou com aqueles que decidiram adorar as obras de suas mãos. Josué, que havia sido nomeado líder do povo após a partida de Moisés, agora se vê diante de um povo que ainda não tem uma fé inabalável. E esse era o alvo de Josué ao fazer esta declaração supracitada! Como líder e exemplo, era necessário que não só chamasse o povo para servirem a Deus como também fazia-se necessário que ele mostrasse convicção em sua crença.

Ao dizer aquilo, Josué não estava entregando o povo a uma vida sem consagração para os deixar de lado. Ele queria que uma atitude fosse tomada! E foi além: declarou saber qual era a melhor decisão ao dizer "Eu e minha casa serviremos ao SENHOR."

Em outras palavras, Josué dizia: "Temos visto o que tem acontecido aos que abandonam ao SENHOR. Sabemos que isso não é o melhor. Deus é o nosso Criador e nos alertou sobre isso! Eu, porém, não tenho autoridade para os obrigar a fazer nada. Apenas quero que saibam isto: independente do que vocês escolherem, reconhecerei o Deus verdadeiro e a Ele servirei!"

Existe um texto que mostra um pouco do que Deus acha da idolatria. Está em Jeremias 3:1-13.
Confira:

Jeremias 3:1 Se um homem repudiar sua mulher, e ela o deixar e tomar outro marido, porventura, aquele tornará a ela? Não se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.
Jeremias 3:2 Levanta os olhos aos altos desnudos e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas à espera deles como o arábio no deserto; assim, poluíste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia.
Jeremias 3:3 Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de prostituta e não queres ter vergonha.
Jeremias 3:4 Não é fato que agora mesmo tu me invocas, dizendo: Pai meu, tu és o amigo da minha mocidade?
Jeremias 3:5 Conservarás para sempre a tua ira? Ou a reterás até ao fim? Sim, assim me falas, mas cometes maldade a mais não poder.
Jeremias 3:6 Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a pérfida Israel? Foi a todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa e se deu ali a toda prostituição.
Jeremias 3:7 E, depois de ela ter feito tudo isso, eu pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. A sua pérfida irmã Judá viu isto.
Jeremias 3:8 Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição.
Jeremias 3:9 Sucedeu que, pelo ruidoso da sua prostituição, poluiu ela a terra; porque adulterou, adorando pedras e árvores.
Jeremias 3:10 Apesar de tudo isso, não voltou de todo o coração para mim a sua falsa irmã Judá, mas fingidamente, diz o SENHOR.
Jeremias 3:11 Disse-me o SENHOR: Já a pérfida Israel se mostrou mais justa do que a falsa Judá.
Jeremias 3:12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado do Norte e dize: Volta, ó pérfida Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque eu sou compassivo, diz o SENHOR, e não manterei para sempre a minha ira.
Jeremias 3:13 Tão-somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o SENHOR, teu Deus, e te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.

Para quem vive uma vida de pecado, é fácil surgir o pensamento "eu fui longe demais. Não há mais volta!" e isso acaba se tornando uma verdade absoluta. Mas Deus declara o que acontece com os pecados daqueles que se arrependem verdadeiramente. Está em Isaías 44:21-23.

Isaías 44:21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti.
Isaías 44:22 Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.
Isaías 44:23 Regozijai-vos, ó céus, porque o SENHOR fez isto; exultai, vós, ó profundezas da terra; retumbai com júbilo, vós, montes, vós, bosques e todas as suas árvores, porque o SENHOR remiu a Jacó e se glorificou em Israel.


Deus, em Sua infinita misericórdia, aceita o pecador arrependido e promete jamais se lembrar dos seus pecados(cf. Jeremias 31:34, Hebreus 8:12).

O amor que Ele tem por cada pessoa faz com que Ele não veja o erro que foi cometido. Ele vê alguém que merece a vida eterna. Deus enviou a Cristo para morrer em lugar do pecador e, agora, arrependido, o pecador se apoxima de Deus aceitando Sua obra expiatória. O céu se enche de louvor! Mais um filho voltou para casa! E em meio a toda essa alegria Aquele que nos criou demonstra terno amor ao revestir o pecador com o que há de melhor, abrir as portas da casa e lhe entregar o que outrora fora prometido.

Que maravilhoso amor! Que alegria será encontrar o Senhor!

E você? Não quer você, hoje, tomar também essa decisão de servir a Deus? Aceite-O como seu Salvador. Ele está de braços abertos. Basta apenas correr em Sua direção.

Que Deus te abençoe.

0 comentários :