01 julho 2009

Já sei! Não está entendendo nada, certo? Continue a leitura e você irá entender o que são essas setas e interrogações. Para início de conversa, leia o seguinte texto bíblico:

Efésios 2:8-10

Sim, somos salvos pela graça. Mas do que somos salvos? Sugiro um jogo de imagens que segue abaixo para entender melhor.
Veja pelo gráfico que cada coisa está ligada. De fato, a lei nos revela o pecado, do qual somo salvos pela Graça que nos foi presenteada pelo sacrifício de Jesus, fato que é anunciado com a pregação do evangelho por um pregador que reconhece ser membro da igreja de Deus e prega esse evangelho aos que nela vêm.

Agora, se tirarmos a lei. Como fica?



Sem a lei, não podemos entender o que é pecado. A própria Bíblia diz que “pecado é a transgressão da lei” (1João 3:4).
Se não existe pecado, estamos livres para fazer tudo! Pode adorar outros deuses, pode dizer que descansa em qualquer dia, pode tomar o nome de Deus em vão, pode desonrar pai e mãe, pode matar, pode trair, pode mentir, pode roubar, pode cobiçar a vontade... Afinal, não há lei!
Vê como é perigoso afirmar que a lei foi abolida? Sobre isso eu já falei, basta olhar o post por título “A lei foi abolida na cruz”.

Bom, já que não há pecado, e agora? Vamos tirá-lo!



Agora, como não temos mais pecado, tendo em vista que a lei foi retirada, sabemos que somos salvos. De que mesmo? Não sei, pois não existe o pecado. Pra que precisamos ser salvos, então? Aliás, se não precisamos ser salvos, vamos tirar a Graça!



Agora é onde mora o ponto chave. Por que em Daniel 7:25 foi profetizado que um poder cuidaria em mudar o tempo e a lei? Veja a que ponto chegamos ao mexer com a lei. Pois, não havendo a lei, não há pecado. Não havendo pecado, não há necessidade da Graça. Não precisando da Graça, Cristo morreu em vão. É aí que o inimigo quer chegar! Anular o sacrifício de Cristo! Percebe você, caro leitor, aonde se chega ao afirmar que a lei foi abolida? A afirmação de que não há mais lei anula o sacrifício de Cristo tendo em vista que Ele morreu para nos salvar. E salvar de alguma coisa. Que coisa? Do salário do pecado que é a morte(Romanos 6:23).

Agora porém, acabamos entrando em outro ponto que assusta falar. Já que não há mais a Graça, vamos tirar Jesus.



O que é que sobrou agora? Evangelho, Pregador e Igreja. Bom, já que não há lei. Não havendo lei, não existe pecado. Não havendo pecado, não tem necessidade da Graça. Por não ter Graça, Jesus morreu em vão. Não tendo Jesus, me diga você que está lendo agora, como fica o evangelho??? Que boas novas serão pregadas? Já sei... Liga uma musiquinha e vamos dançar pra Jesus e pronto, acabou. Depois é só falar de dinheiro e fica tudo muito bem. Pois sem a pessoa mais importante, a qual a Bíblia revela do início ao fim, não há do que se falar. Está vendo o perigo de afirmar que a lei foi abolida?

Enfim, já que não existe evangelho para se pregar, vamos tirar o evangelho!



Agora é que fica mais tenebroso ainda. Se não existe evangelho pra se pregar, onde é que fica o pregador? Do que é que ele vai falar? Vamos relembrar: Não havendo lei, não existe pecado! Sem pecado, não precisa da Graça. Não existindo a Graça, Cristo morreu em vão! Sem Jesus, não existe evangelho. E sem boas novas pra pregar, pra que o pregador? Ah! Já sei! É pra ficar fazendo showzinho, dançando e pulando. Afinal, o púlpito é quase um palco, não é!? Tudo isso por causa de uma mentira. A mentira de que a lei foi abolida. Vamos agora tirar o pregador.



Chegamos ao fim de tudo isso. Sobrou apenas a igreja? Bom, não tendo lei, nem pecado, nem Graça, nem Jesus, nem evangelho, nem pregador, pra que igreja? Qual o propósito de uma igreja? Não tem o que fazer, não tem quem falar, muito menos a Quem agradecer pela Salvação. Igreja pra que? Vamos tirar a igreja!



Por fim o que temos? Exatamente! Nada! Percebeu o que acontece ao se afirmar que a lei foi abolida? A lei, os Dez Mandamentos, não foi e nunca será abolida! São eles que nos mostram o que é o pecado. É como se fosse um espelho. Se você está sujo, o espelho te mostra a sujeira. Mas se esfregar o espelho sobre a sujeira, ela não irá sair. Sairá se você se limpar com água. Assim, a Lei nos mostra o que é o pecado. Havendo a Lei, sabemos o que é pecado. Sabendo o que é pecado, percebemos que precisamos da Graça. Tendo isto em vista, o Sacrificio de Jesus não foi em vão pois agora sabemos que Ele morreu para nos salvar. Sabendo disso, existe um evangelho a ser pregado. E como pregar sem ser um pregador? Afinal, anunciar as boas novas é uma comissão dada a todos que compreendem essas boas novas. Havendo pregador, haverá uma igreja, um templo para onde aqueles que dividem a mesma fé se reunirão para adorar ao Criador.

Finalmente, gostaria de dizer que a afirmativa de que a lei foi abolida não tem nexo. Principalmente por que o próprio Jesus disse que não veio para anular a lei(Mateus 5:17-18). Os Dez Mandamentos, como revelação do caráter de Deus, não podem mudar. Se assim fosse, eu teria de acreditar num Deus falho, que erra. Isso sem falar que a afirmativa de que a lei foi abolida devia envolver a todos os mandamentos e não somente o quarto que fala de um dia separado pelo próprio Deus para descanso e adoração. No fim, percebe-se que o que importa aqui é reconhecer a Deus como Criador ou não. O quarto mandamento é o mandamento que revela a Deus como Criador de tudo ao dizer que Ele criou tudo em 6 dias mas que no sétimo dia descansou e santificou e abençoou esse dia. E Deus não deu autoridade a ninguém para mudar isso.

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Atos 5:29

2 comentários :

Anônimo disse...

Excelente post o seu..Estava pesquisando uma imagem para por no meu blog e cheguei até seu blog..sorte a minha..rs..
Utilizei duas imagens suas no meu post..espero que não haja problema..se houve é só comentar que retiro tá?Obrigada!
Será um aalegria sua visita ao meu blog..

shalom no vínculo daquele que nos chama para amar

Unknown disse...

Olá, Nair. Não há problemas. Fui ao seu blog e não encontrei as imagens que você utilizou.