20 julho 2010

Fui até a Região dos Lagos neste fim de semana. Lá, fui comprar peixes com minha mãe e, ao chegar na loja com minha esposa, começamos a procurar alguns peixes. Ao chegar lá, eu e a esposa começamos a conversar. Nos lembramos de um texto para escolher bem e o texto é este:

Lev 11:9 De todos os animais que há nas águas comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nos mares e nos rios; esses comereis.


"Esse não tem escamas... Esse também não..." e o diálogo foi seguindo enquanto escolhíamos. Até que a moça que nos atendia perguntou se havia algum problema com os peixes e eu respondi que não havia problema algum e o motivo para tanta escolha eram conselhos divinos. A esposa logo completou dizendo onde estavam esses conselhos ao dizer "Levítico 11". Prontamente ouvimos uma outra pergunta: "Vocês são Adventistas?" e respondemos um "Sim" quase em uníssono. Ao ouvir a nossa resposta, começou um mini-sermão em que nos dizia que não crê que isso esteja em vigor hoje, que acredita que "aquilo que Deus purificou o homem não deve chamar de imundo" numa clara alusão à visão de Pedro de Atos 10 e uma clara demonstração da má compreensão que várias pessoas do mundo evangélico têm desse texto, também citando outro texto que estava fora de contexto e em má interpretação, dizendo que "o que contamina o homem não é o que entra pela boca" e terminou dizendo que crê na "nova aliança" e completou dizendo que crê somente no Novo Testamento. "Mas", completou a mulher, "somos todos irmãos, né!?".

Eu também acredito na "Nova aliança", ou no Novo Testamento. E é nele mesmo que eu leio este texto:

2Tm 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,


Vale lembrar uma informação valiosa:
O Novo Testamento é constituído por uma coletânea de trabalhos escritos em momentos diferentes e por vários autores. Em praticamente todas as tradições cristãs da atualidade, o Novo Testamento é composto de 27 livros. Os textos originais foram escritos por seus respectivos autores a partir do ano 42 dC[1], em grego koiné[2], a língua franca da parte oriental do Império Romano, onde também foram compostos. A maioria dos livros que compõe o Novo Testamento parece ter sido escrito por volta da segunda metade do século I.[3]


Assim que Paulo escreveu isso a Timóteo, a "Escritura" era o Antigo Testamento. Então, concluímos que "Todo o Antigo Testamento é inspirado por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". E foi no Antigo Testamento que fui educado que a nossa alimentação deve seguir uma certa dieta escolhida pelo próprio Deus.
Também li em outro lugar na Bíblia o seguinte:

Mal 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo


Assim, vi que a dieta que Deus escolheu para o homem permanece sem alterações. Afinal, foi Deus quem deu a dieta para o homem e Ele não muda.

Fiquei pensativo sobre o caso na peixaria. É essa a crença de tantas pessoas... Essa coisa de "Nova Aliança" como uma desculpa para não crer em toda a Bíblia ou crer apenas naquilo que convém. Fiquei triste. A leitura bíblica é tão clara que até meu pai, que não é Adventista, me ensinou as realidades de Levítico 11!

Decidi escrever neste blog por que acredito ser este um meio para alertar as pessoas contra o erro. Podemos e devemos ler a Bíblia com sinceridade. Buscar sabedoria dos céus (Tg. 1:5) e pedir ajuda para entender a Bíblia.

Numa próxima postagem irei escrever sobre o assunto da saúde. Deixo também algumas sugestões de leitura:
  1. "A Nova Aliança"
  2. Somos salvos pelo que do quê?
  3. "A Lei foi abolida na cruz"
  4. Temas sobre Lei no Blog do Professor Gilson Medeiros
Boa leitura e que Deus te abençoe.

[1]ROBINSON, John. Redating the New Testament. Wipf & Stock Publishers, 2000.
[2]LINDEBERG. Carter. Uma breve história do cristianismo. São Paulo: Loyola, 2008. pág. 26
[3]KENT, Grenville e RODIONOFF, Philip. O Código Da Vinci e a Bíblia: seria o cristianismo a maior fraude da história?. Tatuí: CPB, 2006. pág. 52 e 53.

Mais informações sobre o Novo Testamento em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Testamento

Foi neste link onde encontrei a citação que foi postada no meio do texto.

1 comentários :

nemarcosta disse...

O importante não é o que se diz ou que se escreve, mas o que se faz o outro pensar com o que dizemos.
Lembrei do dono de um armazém que vendia mortadela para os Adventistas vizinhos, dizendo que era de frango.Mas não era...
Como somos enganados nos restaurantes e em outro lugares...
A moça da banca estava "vendendo o seu peixe." Uma das portas ao pecado está escrito: "Não vejo mal nenhum nisso..." (Todo mundo fala, tudo mundo ouve e faz...)