20 setembro 2010

De acordo com o Dicionário Aurélio, violar significa:

Verbo transitivo direto.
1.
Ofender com violência.
2.
Infringir, transgredir.
3.
Tirar a virgindade de; desflorar, deflorar, desgraçar, desonrar.
4.
P. ext. V. estuprar.
5.
Profanar, conspurcar.
6.
Divulgar, revelar, de modo abusivo. [C.: 1 (ó)]

 Na questão que envolve o Sábado, o único significado para a palavra "violou" que cabe no contexto da afirmativa de que Cristo violou o Sábado é o número 2 (infringir, transgredir).

Neste caso, os que usam a afirmativa "Jesus violou o Sábado" fazem igual outros que dizem que "veneram" imagens e não "adoram". Trocam seis por meia dúzia.


Sobre "Venerar x Adorar", clique aqui.


Então temos a afirmação de que Cristo transgrediu o Sábado que é feita por aqueles que não observam o quarto mandamento como ordena a Bíblia e a afirmação de Cristo quando disse:


João 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.


Em quem devo confiar? Em Cristo, meu Salvador e Senhor quando disse que tem guardando os mandamentos do Pai ou nos que dizem que Cristo não estava guardando os mandamentos do Pai?


Esta é uma acusação gravíssima! Dizer que Jesus transgrediu a Lei seria chamar a Cristo de mentiroso!
Jesus veio mostrar o real sentido do Sábado. Por isso disse:


Mateus 12:12 u.p. Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.


Deste modo, podemos concluir que o Sábado é um mandamento real, que Jesus não o transgrediu e que o mesmo permanece até hoje.


Vamos estudar um pouco de História:
O Novo Testamento é constituído por uma coletânea de trabalhos escritos em momentos diferentes e por vários autores. Em praticamente todas as tradições cristãs da atualidade, o Novo Testamento é composto de 27 livros. Os textos originais foram escritos por seus respectivos autores a partir do ano 42 dC[1], em grego koiné[2], a língua franca da parte oriental do Império Romano, onde também foram compostos. A maioria dos livros que compõe o Novo Testamento parece ter sido escrito por volta da segunda metade do século I.[3]

Se você observar que os Evangelhos foram escritos a partir do ano 42dC, encontrar afirmativas como "observaram o sábado segundo o mandamento" deveria ser difícil, ou até mesmo, impossível de se achar no Novo Testamento se a pregação do "Domingo" como dia santo estiver certa, correto?
A realidade é outra.

Veja, por exemplo, este texto de Lucas:
Lucas 23:56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

E existem ainda alguns outros textos referentes ao assunto:
 Lucas 4:16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler

Era costume de Cristo ir às sinagogas nos Sábados.

Uma outra acusação que surge é a de que o primeiro dia da semana passou a ser observado após a morte de Cristo. Será que a Bíblia concorda?

Atos 13:14 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se.
Paulo e seus companheiros vão à sinagoga no Sábado... O costume permanece! E Paulo teve seu encontro com Cristo após o mesmo já ter subido ao céu!

Atos 13:42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.
Atos 13:44 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

Vejam que nos Sábados eles se reuniam para pregar a palavra de Deus.

Atos 16:13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas.

E mais uma vez o costume de se reunir no Sábado para fazer um culto. O Sábado ainda permanecia.

Atos 17:2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras

O costume de Paulo era ir adorar aos sábados com os irmãos e não no primeiro dia da semana.

Após um apurado estudo da Bíblia, ninguém pode dizer que o Sábado não é o Dia do Senhor! Todo estudante sincero e dedicado entenderá que Deus não mudou nada da Lei dos 10 mandamentos!
Por isso mesmo Deus disse em Ezequiel 20:12 que os Seus Sábados seriam um sinal para se reconhecer o povo de Deus.

Entre ficar com esses falsos profetas, prefiro ficar com a Bíblia. E você? Eis aqui um convite de Deus que repito nesta postagem:

Isaías 58:13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.




[1] ROBINSON, John. Redating the New Testament. Wipf & Stock Publishers, 2000.
[2] LINDEBERG. Carter. Uma breve história do cristianismo. São Paulo: Loyola, 2008. pág. 26
[3] KENT, Grenville e RODIONOFF, Philip. O Código Da Vinci e a Bíblia: seria o cristianismo a maior fraude da história?. Tatuí: CPB, 2006. pág. 52 e 53.

0 comentários :