17 setembro 2010

Estou perto de completar 04 anos de vida. Meu batismo foi no dia 30/09/2006. Mas tem mais tempo que ouço/leio afirmações contra o Sábado. Antes de ser batizado na Igreja Adventista do Sétimo dia declarei em uma comunidade do orkut sobre a decisão que havia tomado de ingressar na IASD (Igreja Adventista do Sétimo dia).

Não demorou muito e logo recebi recados e depoimentos de pessoas me dizendo para não dar esse passo por que a IASD é seita ou falando mal contras as doutrinas da IASD, principalmente o Sábado. Achei interessante a atitude mas eu já tinha aprendido muita coisa da Bíblia para ouvir o que me diziam. Isso sem falar que o Sábado não é uma doutrina "da IASD" mas uma doutrina bíblica. Veremos mais a frente.

Afinal, o que leva alguém a afirmar que Jesus violou o Sábado? Eu sei que alguns apenas repetem o que ouviram seus pastores dizer. Desses não tenho muito o que comentar. Se você faz parte desse grupo, leia atentamente essa postagem e peça instrução divina.
Outro grupo é o que prefere buscar desculpas para não fazer a vontade de Deus e não observam o 4º mandamento. Fazer a vontade de Deus nunca foi um peso, como alguns afirmam. E Tiago chama a Lei de Deus de "lei da liberdade" (Tg. 2:10-12).
Finalmente, um outro grupo, já mais estudioso, tem plena noção de que o Sábado é um ensinamento bíblico mas não seguem esse ensinamento e ainda ensinam outros a não seguir este mandamento que permanece até hoje. Desses, Jesus já havia profetizado:
(Textos da tradução de João Ferreia de Almeida, Revista e Atualizada)
Mateus 5:19 ​Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Sobre a afirmação "Jesus violou o Sábado", o próprio Cristo respondeu em João 15:10. Leia:

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
E em outra parte falou:
João 8:46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?

Cristo JAMAIS violou um mandamento sequer. Antes, Ele veio mostrar a forma correta de se observar os mandamentos, inclusive o 4º que se refere ao Sábado.

Deus pensou no ser humano ao começar o mandamento com "Lembra-te". Ele sabia que alguns fariam questão de ignorar o 4º mandamento!

Afirmativas como "Jesus violou o Sábado", "Jesus aboliu o Sábado", "Não preciso observar o Sábado porque vivo debaixo da graça", O Sábado é para os judeus", "É impossível observar o Sábado na sociedade de hoje", "Jesus é meu Sábado", "Eu descanso em qualquer dia", "Eu descanso no dia que eu quiser", "O Sábado passou para o Domingo", "A Igreja primitiva observava o Domingo", "A Lei foi abolida e por isso o Sábado não vigora mais" e muitas outras que tentam tirar o Sábado da vida do Cristão não tem base bíblica! São, em sua maiorira, frases que são fruto de algumas mentes que não querem servir a Deus.

Um Salmo que trata da beleza do Sábado é um Salmo que é muito repetido pelos que ignoram o próprio mandamento de Deus. É o Salmo 100:

 1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.
 2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.
 3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.
 4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.
 5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.
Deus falou em Ezequiel 20:12 e 20 que os Seus Sábados (E a Bíblia faz distinção nesse ponto em revelar que Deus trata o 4º mandamento como "meus sábados" e as festas cerimoniais como "seus sábados") servirão de sinal para que todos reconhecessem quem é o povo de Deus.

E mais uma vez chega a um texto bastante repetido pelas igrejas afora. Usam Isaías 56 para recepcionar as pessoas novas. E fazem bem! Mas fariam melhor ainda se ensinassem o que o texto realmente ensina!
 Isaías 56:1-7
1 Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se. 2 Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal. 3 E não fale o estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. 4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto: 5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. 6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Costumam recepcionar os novos com o texto dizendo "minha casa será chamada casa de oração para todos os povos" mas ignoram a parte onde diz que bem-aventurado é o homem e o filho do homem que se abstém de profanar o sábado.

O 4º mandamento é importantíssimo para Deus. Assim como todos os outros nove!


Em Malaquias 3:6 Deus também diz que não muda. Agora pergunto: Devo acreditar em quem prega que Deus mudou e tirou o Sábado dos 10 mandamentos ou devo crer na Bíblia?

Isaías 58:
 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

0 comentários :