30 dezembro 2010

Não é costume meu escrever sobre questões relacionadas a família ou relacionamentos. Mas decidi escrever esse novo post sobre arrumar a bagunça baseado em situações que vivi ao longo de alguns anos.

Fim de ano é época de arrumação geral. Pelo menos era assim quando eu morava com a minha mãe. Era só chegar o fim de ano e logo tinha um fim de semana voltado só para a arrumação da casa. Era tempo de tirar tudo do lugar, mexer até onde não precisava, arrumar tudo e deixar tudo limpinho!
Mal a arrumação começava e logo começavam os problemas. A irritação ia aparecendo e começavam as frases como "isso não era para estar aqui!" enquanto se fazia a arrumação.
Sabe uma coisa que aprendi com isso tudo? Arrumação é isso mesmo! É pegar coisas que não estão no devido lugar e levar essas mesmas coisas para o local correto. Se te irrita achar algo "fora do lugar" em primeiro lugar você não deveria nem mesmo pensar em arrumação!

A paciência é uma virtude. Quando o assunto é arrumação, você pode ver o prática como um exercício para a paciência. Ao invés de esbravejar por algo estar fora do lugar, que tal um sorriso e prontidão para levar o objeto ao local correto?

Um dos piores problemas que o ser humano tem é o de criticar ao invés de arregaçar as mangas para fazer algo. É muito mais fácil jogar a culpa sobre os outros do que fazer alguma coisa dar certo. Pelo menos é o que se observa desde o início da raça humana. Veja o diálogo que segue abaixo:

9 ​E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás ?
10 ​Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu , tive medo, e me escondi.
11 ​Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 ​Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
13 ​Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Este diálogo está no capítulo 3 do livro do Gênesis. Perceba que Deus chega ao Jardim do Éden após o homem ter pecado e a primeira reação é procurar o homem. Daqui já temos uma grande lição: Se você acha que Deus se afasta de você por causa do teu pecado, você está enganado! O que Ele mais quer é se aproximar de você e logo Ele te procura esperando o seu arrependimento e a sua confissão do erro.
Logo após procurar o homem, este responde dizendo que estava escondido por que sentiu vergonha da sua nudez e logo disse "A mulher que me deste me deu da árvore e comi" como quem diz: "A culpa é da mulher que o Senhor criou" e logo em seguida a mulher "se defende" dizendo "A serpente me enganou". No fim das contas, o que vemos é o homem e a mulher jogando a culpa sobre Deus que é o Criador tanto do homem quanto da mulher quanto da serpente.

Devemos evitar essa herança de jogar a culpa das coisas sobre os outros. Temos que ter coragem e humildade para assumir os nossos próprios erros e aprender a ver situações adversas como pontes para chegar a um determinado fim. No caso da arrumação, o fato de um objeto estar fora do lugar não deveria ser motivo de irritação! Como já falei, arrumação é exatamente levar o que está fora do lugar para o lugar certo!

Em 2011, separe tempo para fazer uma arrumação especial. Arrume a sua vida com Deus e entregue-se a Ele!
Salmo 37:5 ​Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

0 comentários :