15 março 2011

A pergunta inicial é pensando em pessoas que gostam de se machucar. Há prazer nisso? Alguns dizem que sim. Não sei ao certo. Eu, com certeza, não gosto!

Recentemente, fiz uma pesquisa rápida na internet e, entre outras fotos, encontrei essa:
Automutilação

Não vejo isso como algo prazeroso!
Essa imagem está aí para ajudar a chegar a um pensamento. Ela é uma alegoria para o texto que se desenrolará abaixo.


1Cor. 12:27 ​Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Paulo, quando escreveu isso, estava falando da igreja. Disse que a igreja é o corpo de Cristo e que cada indivíduo é membro desse corpo. O foco era falar de união. O texto que antecede o supracitado ajuda mais ainda a entender o assunto.

26 ​De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.

Essa união é magnífica! Se um sofre, todos sofrem com ele e se um é honrado, todos com ele se alegram! Que maravilhosa forma de expressar a união.

Antes de continuar o pensamento, te convido a ler o texto na íntegra:

12 ​Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 ​Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
14 ​Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 ​Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
16 ​Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
17 ​Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?
18 ​Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
19 ​Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 ​O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
21 ​Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
22 ​Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
23 ​e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
24 ​Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
25 ​para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
26 ​De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
27 ​Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Torno a repetir a pergunta: Há prazer em sentir dor?
Acrescento: Por quê, então, temos prazer em danificar o corpo de Cristo?

Veja: Se é difícil para você ver a imagem acima, do sangue escorrendo pelo braço daquela pessoa, imaginando a dor que ela tenha sentido, deveria ser difícil para nós machucar o corpo de Cristo. Para muitos, infelizmente, não é.

A crítica, a fofoca, as intrigas, e muitas outras coisas que poderia citar (mas tirariam o foco do post) estão prejudicando o corpo de Cristo. Sobre a fofoca e intrigas já comentei no blog. Quero me concentrar no assunto da crítica hoje. Você já ouviu uma crítica? Quando construtiva, é ótima de ser ouvida. Quando destrutiva, porém, é amargo a qualquer paladar.

A crítica construtiva é aquela em que o criticante vai até o criticado e lhe expõe o motivo de sua frustração. A crítica destrutiva é aquela em que o criticante só consegue falar mal do criticado quando este está longe. Às vezes a crítica destrutiva acontece na frente do criticado mas em forma de indiretas. De toda forma, é uma crítica que não ajuda em absolutamente nada.

Uma crítica que cristão algum deveria fazer é a famosa "Fulano não pode mudar. Já fez isso no passado e com certeza repetirá". Essa crítica, com as mesmas palavras ou não, é terrível. Isso significa que você não confia que o poder transformador do Senhor atua na pessoa que diz ter aceito a Cristo como Senhor e Salvador! Fazendo esse tipo de crítica, o mais perto de "Cristão" que você chega é "Cri", sendo um "Cri cri", criticador de carteirinha.

Você que lê este blog agora, pense um pouquinho. Cristo morreu por você, por mim, por todas as pessoas que nós conhecemos e não conhecemos. Ele nos amou tanto, a todos, que não se importou com nada a não ser trabalhar na nossa salvação. O pior assassino, o mentiroso, o ladrão, resumindo: O pecador. Por todos o Senhor morreu visando a salvação. Nós não somos melhores que ninguém para nos dar ao luxo de sermos críticos!

Devemos aprender com o Salmista:
Salmo 103:14 ​Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

Nós somos pó! Nada, repito, nada nos dá o direito de sermos críticos destrutivos! A Bíblia diz que devemos exortar alguém que está errado. Isso significa que devemos conversar com quem erra e buscar um consenso. Jamais diz que devemos ficar conversando em cantinhos lembrando algo ruim que alguém fez. Se Deus promete esquecer, por que não fazermos também o mesmo?

Deus disse:
Isaías 44:22 ​Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Deus nos ama a todos e, tenho certeza, machuca demais a Deus ver a sua criação se preocupando com coisas que não ajudam em nada. Se há algo com que devemos nos importar, é com a salvação das pessoas.
Se você é alguém que tem fortes tendências a criticar, peça a Deus força para vencer esse hábito nocivo! Se você é alvo de críticas, peça a Deus paciência e ore por quem te aflige.

Aprendamos com o Senhor Jesus que, apesar de tudo, ainda na cruz, pediu que os que o maltratavam fossem perdoados. Imitemos o Seu amor e vivamos a realidade que a Igreja Primitiva viveu tal qual lemos em Atos 2:41-47.

Oro para que essa realidade faça parte da minha e sua vida.

Que Deus nos abençoe.

0 comentários :