07 janeiro 2012

A "Teologia do eu gosto" é facil de se perceber. Ela gira em torno dos gostos pessoais da pessoa. Seja para falar de música, de vestuário, de modo de vida, o que for. Normalmente, o adepto dessa "teologia" ignora qualquer texto bíblico e adota o "eu gosto" para dizer que faz alguma coisa pois esta lhe parece melhor do que a orientação divina.

Jesus encontrou algumas pessoas com atitudes parecidas e fez uma sugestão a estes. Leia João 5:39-42.
39 Vocês estudam as Escrituras, porque crêem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras conduzem a Mim.
40 Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna!
41 A aprovação ou não de vocês não vale nada para Mim,
42 pois como Eu sei muito bem, vocês não tem o amor de Deus no coração.
Tradução VIVA 


No caso do grupo que Jesus estava confrontando dá para perceber que estudavam a Bíblia. Apesar disso, viviam em apostasia por que procuravam textos que convinham ao seu modo de viver ao invés de buscar aprender o que Deus pedia e viver segunda a vontade de Deus. Apesar de, a princípio, aparentarem dignidade, eram sepulcros caiados, vivendo de aparência.

Lucas comenta sobre um grupo que agia de modo parecido. Está em Atos 17:11-12:

11 Entretanto o povo de Beréia tinha a mente mais aberta do que a de Tessalônica, de modo que ouviram com mais interesse a mensagem. E investigavam dia a dia as Escrituras, para conferir as declarações de Paulo e Silas, a fim de ver se realmente elas eram assim.
12 Como resultado, muitos deles creram, incluindo-se diversas mulheres gregas importantes - e também muitos homens.
Tradução VIVA 

A diferença entre o grupo que Jesus confrontava e o grupo que Lucas cita em Atos 17:11 é que este segundo buscava na Bíblia confirmar se o que Paulo e Silas pregavam era uma mensagem autêntica. Ao compararem e verificarem que a mensagem era verdadeira, viviam aquela pregação.

Pare e pense. Que tipo de teologia você tem vivido hoje? A "eu gosto" ou a bíblica? O seu gosto fala mais alto do que o texto bíblico ou vice-versa?

Faço um convite para viver um cristianismo puro e fiel. Examine a Bíblia dia após dia e procure aprender de Deus qual é a vontade divina para a sua vida. Tenha sempre em mente que Deus só quer o melhor para você. Se é deixar de fazer alguma coisa ou passar a fazer alguma coisa, o importante é lembrar que Deus sabe o que é melhor para você.

Tome uma decisão agora.

Deus te abençoe.

0 comentários :