20 março 2012

Quando o assunto é religião, alguns temas geram mais confusão e até discussão do que outros. Entre esses temas está o assunto que trata da idolatria. O que caracteriza idolatria? É fácil reconhecer alguém que pratica idolatria? O que a Bíblia diz sobre o assunto.

Invista um pouquinho de tempo e pare para ler o que as Sagradas Escrituras dizem a respeito do tema.

O livro chave do texto de hoje é Jeremias. Leia:

1 ​A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo:
2 ​Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia.
3 ​Então, Israel era consagrado ao SENHOR e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.
4 ​Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel.
5 ​Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para de mim se afastarem, indo após a nulidade dos ídolos e se tornando nulos eles mesmos,6 ​e sem perguntarem: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum?
7 ​Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação.
8 ​Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito.
9 ​Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR, e até com os filhos de vossos filhos pleitearei.
10 ​Passai às terras do mar de Chipre e vede; mandai mensageiros a Quedar, e atentai bem, e vede se jamais sucedeu coisa semelhante.
11 ​Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito.12 ​Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR.13 ​Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
17 ​Acaso, tudo isto não te sucedeu por haveres deixado o SENHOR, teu Deus, quando te guiava pelo caminho?
18 ​Agora, pois, que lucro terás indo ao Egito para beberes as águas do Nilo; ou indo à Assíria para beberes as águas do Eufrates?
19 ​A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.

Perceba o que Deus está dizendo ao povo através do profeta Jeremias. Deus diz que Israel O abandonou e seguiu ídolos. Mas o que seriam esses ídolos que Israel passou a seguir? Deus continua o discurso e nos versos a seguir podemos ler o que Deus vê como ídolos.


26 ​Como se envergonha o ladrão quando o apanham, assim se envergonham os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas,
27 ​que dizem a um pedaço de madeira: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, em vindo a angústia, dizem: Levanta-te e livra-nos.
28 ​Onde, pois, estão os teus deuses, que para ti mesmo fizeste? Eles que se levantem se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tantos como as tuas cidades.
29 ​Por que contendeis comigo? Todos vós transgredistes contra mim, diz o SENHOR.

Deus está dizendo que o povo seguiu falsos deuses que eram obras de suas mãos. Pedras, madeiras... Materiais que são usados para fazerem deuses falsos que recebem adoração, para os quais alguns direcionam suas orações. Deus reprova a idolatria. Há apenas Um que é digno de adoração e que merece as nossas orações e Esse Alguém é Deus!

Não há qualquer outro ser no Universo que possa interceder por nós. Somente Deus é que tem esse papel.
A Bíblia declara o seguinte a respeito de Deus:

1Timóteo 2:5 ​Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

A Bíblia declara que há apenas um mediador entre Deus e os homens. Não são vários intercessores! Apenas um.

A idolatria tem afastado as pessoas do Deus verdadeiro e direcionado a adoração que apenas Deus merece para pedaços de barro, pedra, madeira ou qualquer outro material que é usado para criar deuses.

Não pratique esse mal. Não magoe o Deus Criador! Fuja da idolatria! Volte para o Senhor enquanto ainda dá tempo.



0 comentários :