30 março 2012

Há tempos venho planejando escrever sobre o assunto. Quando fiz meu primeiro ano bíblico li este trecho da Bíblia e fiquei com a pulga atrás da orelha. Fiquei, então, determinado a estudar o assunto e buscar compreensão.

Na época eu não conhecia as formas de estudo da bíblia denominadas por "exegese" e "hermenêutica". Após conhecer estas, tornei a ler o texto e as coisas ficaram mais claras.

Leia o trecho do qual falo abaixo:
Amós 5:18 Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.

A primeira reação que tive ao ler esse trecho pela primeira vez foi pensar em como seria possível eu estar lendo, até então, que o Dia do Senhor viria e que cada servo fiel veria nesse tempo uma esperança. De repente a Bíblia, a própria Bíblia vem dizer "ai do que esperam o Dia do Senhor"? Como assim?

Como disse anteriormente, estudei o trecho. Bastou entender que há um contexto onde o texto precisa estar inserido que a luz sobre o texto apareceu. Deus está se lamentando sobre Israel. O verso 1 ao 3 do capítulo 5 nos diz:


Amós 5:1 ​Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós, ó casa de Israel:
Amós 5:2 ​Caiu a virgem de Israel, nunca mais tornará a levantar-se; estendida está na sua terra, e não há quem a levante.
Amós 5:3 ​Porque assim diz o SENHOR Deus: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel.

Deus estava lamentando que Israel tivesse O abandonado e, consequentemente, estivesse sendo arrasada. Hoje, quando lemos a Bíblia, pensamos "Como é possível que esse povo negou a Deus?" e especulamos diversas situações onde dizemos que faríamos diferente se fosse conosco. Afinal, um povo escolhido por Deus não pode ter pessoas capazes de O abandonar, certo? Errado. Vemos no povo de Israel um claro exemplo de que estar salvo hoje não significa que sempre estará salvo. Diz a Bíblia que "quem está de pé, cuide para que não caia" (1Cor. 10:12). A advertência para não cair deixa claro que há a possibilidade da queda.

Conforme a leitura continua, vemos que Deus faz um apelo para que Israel volte a ser obediente. O primeiro apela é diretamente ligado com a vida. Diz Deus:
Amós 5:4 ​Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.

O apelo é ainda mais contundente quando Deus diz ao povo que não adianta buscar este ou aquele lugar(v. 5). A única segurança verdadeira, só Deus pode dar.

Continuando com o apelo, Deus vai além:
Amós 5:6 ​Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

Buscar ao Senhor é sinônimo de viver, de vida. Em Isaías 55:6 vemos um apelo do profeta dizendo que devemos buscar o Senhor enquanto podemos achar. Se ainda podemos achar a Deus, podemos encontrar a vida. Jesus disse a Seu respeito "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo. 14:6).

Uma séria acusação é o que se encontra no verso 7. Leia:
Amós 5:7 ​Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça,

Alosna, de acordo com dicionários, é sinônimo de absinto. Absinto é uma bebida tremendamente forte e alucinógena que precisa de poucos mililitros ingeridos para tirar a razão de quem bebe. Deus compara os que O rejeitam a pessoas que convertem o juízo em falta de razão, que deitam por terra a justiça.

O verso 8 e 9 complementam o 7.

Amós 5:8 ​procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome.
Amós 5:9 ​É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza.

Nestes trechos Deus faz uma auto-revelação. Aconselha o povo de Israel a procurar o Criador do Sete-Estrelo e do Órion e que faz diversas maravilhas.

Nos versos 10 a 12 Deus revela diversos pecados do povo. Sugiro a leitura para que estes pecados sejam prontamente rejeitados. Nos versos 13 a 15 Deus faz vários conselhos ao povo. Destacam-se os conselhos "Buscai o bem e não o mal" (v. 14) e "Aborrecei o mal, e amai o bem" (v. 15). Os versos 16 a 17 Deus fala que haverá consequências para o pecado do povo. Afinal, colhemos o que plantamos.

Vem, então, o verso 18 que, antes, tinha uma interpretação difícil e, agora, estava clarificado. No verso 18 Deus diz "ai" para aqueles que dizem que o Dia do Senhor se aproxima e que, ainda assim, permanecem na rebeldia. Estes não terão vez diante de Deus. Estes pensam que têm alguma salvaguarda diante de Deus, alguma barganha que possam fazer. Não terão! Ai desse povo que pensa que pode subornar a Deus! Ai desse povo que pensa que a desobediência será passada por alto!

Então Deus declara a respeito desse povo rebelde o seguinte:


Amós 5:21 ​Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.
Amós 5:22 ​E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
Amós 5:23 ​Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.
Amós 5:24 ​Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.

Uma igreja verdadeira apresentará 5 colunas da verdade. São estas:

  1. Deus Pai
  2. Deus Filho
  3. Deus Espírito Santo
  4. A Bíblia
  5. Os Dez Mandamentos
Se alguma igreja aceita um e rejeita outro, esta não tem toda a verdade! São rebeldes! Deus aborrece e despreza qualquer culto de pessoas que são rebeldes. Independente de fazerem alguma coisa certa. Diz um ditado que "Quase gol não é gol". Quase adoração não é adoração. Adoração perfeita precisa apresentar as cinco colunas da verdade supracitadas.

Devemos esperar o Dia do Senhor por que decidimos ser fieis a Deus, apresentando as colunas da verdade. Podemos esperar o Dia do Senhor com fé e esperança por que conhecemos profundamente o Cristo que disse "não se turbe o vosso coração..."(Jo. 14:1-3). 

Sua vida apresenta estas colunas? Está esperando o que se ainda falta alguma? Aceite agora a Deus verdadeiramente, não viva em rebeldia e busque a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento!

Que Deus te abençoe!



0 comentários :