19 maio 2012

Recentemente andei lendo algumas coisas sobre "Jesus Histórico". Antes, eu pensava que o termo era usado para falar do Jesus bíblico, como os cristãos conhecem. Mas depois percebi que o termo é usado por aqueles que pretendem que Jesus não foi nada mais do que um homem sem grandes feitos. Uma pessoa normal e só. Além disso, há uma "escola" que pretende usar o termo como método de estudo das "páginas em branco" da vida de Jesus.

Ao pegar a Bíblia, temos quatro Evangelhos que falam exclusivamente da Vida de Cristo. Mateus, Marcos, Lucas e João se dedicam a comentar o nascimento de Cristo, sua vida ministerial, seu sacrifício vicário e sua ressurreição. Lucas ainda comenta sobre a Ascensão de Cristo no capítulo 1 do livro "Atos dos Apóstolos". De fato, temos relatos de um período curto da vida de Cristo mas importantíssimo para o estudo de Seus ensinos.

O Mestre (como era chamado por muitos) ensinou sobre o viver social, sobre o Reino de Deus e sobre nossa forma de viver. Tinha métodos inovadores para prender e chamar a atenção e, por muitas vezes, era criticado pelo que fazia.

Hoje, vivemos em uma sociedade de "Tomés". São pessoas que só acreditam se puderem ver. E quando o assunto tem ligação com a Bíblia, a crítica é mais enfática ainda. Falam sobre farsas, adulterações e muitas coisas que são incapazes de provar mas tratam como fato.

Cito, como exemplo, a história da vida de Davi que, por muito tempo, foi tratada como falsa haja visto que não existiam provas históricas da vida de Davi (e junto dessa crítica vinha a crítica de que a luta entre Davi e Golias era só um "motivacional" para os leitores). Posteriormente, a Arqueologia ajudou a jogar essa crítica por terra encontrando provas materiais da existência de Davi e sua posteridade.

Sobre a existência de Jesus não há discussão. Historiadores cristãos e não cristãos relataram seus feitos. A crítica atual é sobre o período não relatado da Bíblia. O que Jesus fez nesse tempo? O que deixou de fazer? Onde estava? Com quem? Como? E as perguntas não cessam de aparecer. Você já se pegou indagando sobre esses assuntos?

Pergunto: É importante saber o que Cristo fez ou deixou de fazer antes dos 30 anos? Sobre as seus 3 anos e meio de ministério temos tantas informações ricas e importantes. Tantos ensinamentos maravilhosos. Mas surge a pergunta "Se não faz diferença, por que tal informação é escondida?". Tento imaginar se quem faz esse tipo de pergunta fica buscando informações sobre cada período da vida das pessoas que conhecem. Já pensou se tivéssemos que saber o que cada um fez desde o período em que nasceu até hoje para saber se a pessoa é real ou não ou se a pessoa é confiável ou não?

Percebe-se, então, uma falácia interessante: "Não acreditarei nesse Jesus Cristo bíblico pois sua história é incompleta". Com um argumento desses, aniquilamos o conhecimento de diversas pessoas que são, hoje, tratadas como históricas.

Faço uma sugestão: Se você tem vontade de conhecer um pouco melhor a vida de Jesus, leia o livro "O Desejado de Todas as Nações" que é conhecido como uma das melhores biografias do Jesus Bíblico. Leia e tire as suas conclusões. Será de ótimo proveito.

Além disso, leia os Evangelhos e veja o que foi deixado a respeito de Cristo. O próprio João escreveu em João 21:25

25 ​Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.

Portanto, é possível concluir que o que era pertinente para sabermos HOJE é que foi escrito. O que era importante para a minha e para a sua vida foi relatado. E podemos ver que esse "pouco" transforma vidas em diversos testemunhos pelo mundo afora. E mesmo assim você continuará criticando o "silêncio"? Que tal mudar a postura?

Deus te abençoe.

0 comentários :