14 setembro 2012

Sim. Parece que o coitadismo virou moda.

Você sabe o que é coitadismo? É a atitude de uma pessoa reclamar de tudo na vida, se fazendo de vítima para ter algum tipo de atenção ou para tentar forçar uma opinião.
Coitadismo
O "coitado" vive murmurando que algo não deu certo. Há casos também de ser alguém que quer viver sem ter medo do que falar, ou seja, quer viver de uma super-sinceridade mas não quer ouvir uma crítica (por mais construtiva que seja) sequer.

Existe coitadismo em vários lugares da sociedade. Imagine uma pessoa que usa qualquer pretexto para dizer que é perseguida. Um exemplo bem atual é a questão da homossexualidade.

Qualquer texto que contenha uma frase com contexto que seja contrário à homossexualidade já é tratado como homofobia. Isso é coitadismo.

Existe, também, o coitadismo religioso. Sobre este é que pretendo tratar aqui.

A Bíblia é o livro que os Cristãos chamam de "Regra de Fé e Prática". É onde estão escritos os princípios que regem a vida do Cristão. Este mesmo livro, entretanto, é usado para diversos fins além daquele a que se propõem que exista. A Bíblia foi escrita para os que creem em Deus poderem meditar nas coisas que Deus fez e irá fazer. Na atualidade, existem ateus que leem a Bíblia (para encontrar contradições(!)); existem pessoas que pensam que a Bíblia é uma espécie de Self-Service onde escolhem no que crer e no que não crer; existem pessoas que dizem que apenas uma parte serve; e a lista vai longe. Todos pretendem ter a razão e não admitem que sejam contrariados.

Em se tratando da Bíblia e das pessoas que creem que este é um material que foi inspirado por Deus para guiar a vida das pessoas, este livro é tratado com seriedade. Para tal, é necessário que este seja analisado, estudado, compreendido e, como resultado, praticado.

Aí entram os "coitados". Muitos não querem (como é dito na minha terra) nada com a hora do Brasil. Se a Bíblia diz "verde", fazem o possível e o impossível para relativizar tal descrição. E aí aparecem os "mimimi's".

"mimimi" é o termo usado para as reclamações de um coitado.



Acima há um exemplo de "mimimi" de uma forma cômica. Todos os créditos para a Disney, que mantém os direitos autorais dos Muppets.

Então a Verdade Bíblica começa a ser pregada. Qual é a atitude de um coitadinho? Ficar de mimimi dizendo que é uma injustiça o que está acontecendo por que se sente um perseguido com tudo o que foi dito. Pois é! Não se espante! Isso existe e está espalhado por todos os lugares. E sabe qual é o "melhor argumento" dos coitadistas? "É relativo". Relativizar virou a arma principal daqueles que não querem fidelidade com a verdade, que não querem servir a Deus de todo o coração.

Como diria a Dona Florinda: "Não se misture com essa gentalha". Ore por eles mas não dê trela para eles. CUIDADO! Pode ser contagioso...

0 comentários :