26 janeiro 2013

Sou observador. Gosto de analisar cada situação da vida e ponderar bem o que fazer. Observando as pessoas ao meu redor e as atitudes das mesmas em relação aos outros, percebi uma atitude um pouco paradoxal.

Trata-se do "Confiar desconfiando". Você conhece alguém que seja assim? É uma postura de dizer que confia plenamente em alguém mas, no fundo, não confia. Entendeu? Nem eu...
Em outras palavras, é fingir ser confiável mesmo não sendo. Compliquei, né? Digo isto pois, se alguém confia sem confiar é por que desconfia e finge que está confiando.

Ok, parei de tentar explicar para não complicar mais. Mas, por que o tema se a proposta do blog é falar sobre cristianismo? Simples: Se alguém tem a postura de confiar desconfiando, assim o faz com Deus.

O Salmo 40, no verso 4, vai de encontro a esta postura e recrimina quem "confia desconfiando". Leia:

4 ​Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.

"nem para os afeiçoados à mentira" é o final do trecho. Quem "confia desconfiando" não faz nada mais do que mentir. Diz "eu confio em você" e no fundo pensa "não confio não".

Quando o Salmista diz o que está escrito em Salmo 56, percebemos uma confiança que não desconfia.

4 ​Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?

Se colocamos nossa confiança em Deus, não precisamos ter medo de nada.

Infelizmente a postura da "confiança com desconfiança" diz a Deus:
"Deus, eu confio no Senhor mas deixa que da minha vida cuido eu pois eu entendo melhor do que preciso. Desconfio dos Teus planos para mim, mesmo que diga que confie em Ti".


Que terrível é a noção de "confiar desconfiando"!

Que possamos confiar em Deus e repetir o que está escrito em Salmo 18
2 ​O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte

Deus nos guie e proteja!

0 comentários :