06 junho 2013

Deus, o Filho Eterno, encarnou-se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele tornou-Se também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e experimentou a tentação como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu para ministrar em nossso favor no santuário celestial. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de Seu povo e restauração de todas as coisas (Jo 1:1-3, 14; Cl 1:15-19; Jo 10:30; 14:9; Rm 6:23; 2Co 5:17-19; Jo 5:22; Lc 1:35; Fp 2:5-11; Hb 2:9-18; 1Co 15:3,4; Hb 8:1, 2; Jo 14:1-3)

Acima está o resumo do 4º item das 28 Crenças Fundamentais dos Adventistas do Sétimo dia que tem por título "O Filho" com as devidas referências para tal crença.

Estávamos estudando sobre profecias e, hoje, iremos estudar sobre Jesus. Ele é o centro de toda a mensagem bíblica e muitas profecias falam a Seu respeito.

No ultimo estudo aprendemos um pouco mais sobre as duas mil e trezentas tardes e manhãs que correspondiam a dois mil e trezentos anos. Essa profecia apontava para Cristo. O Santuário a ser purificado era o celestial e o sumo sacerdote a oficiar ali é Cristo.

Sabendo quem Jesus é e qual o Seu papel na obra da redenção, podemos ter um vislumbre maior de todo o processo para a vida eterna.

Há, entretanto, quem negue a natureza de Cristo e tudo o que Ele é. Alguns dizem que não passou de um mero homem, um falsário. Outros dizem que era um lunático. Outros negam tudo o que se encontra a respeito de Jesus. Mas o que a Bíblia declara a respeito de Cristo?

A igualdade de Cristo com Deus o Pai é demonstrada de muitas maneiras no Novo Testamento:
  • - A honra do Filho é a honra do Pai (Jo 5:23)
  • - Ver a Cristo é ver a Deus (Jo 14:7-9)
  • - Conhecer Cristo é conhecer o Pai (Jo 14:7)
  • - Crer em Jesus é crer em Deus (Jo 12:44)
  • - Cristo faz as mesmas coisas que o Pai faz (Jo 5:19)
  • - Cristo ressuscita os mortos como o faz o Pai (Jo 5:21)
  • - Cristo tem vida em Si mesmo como o Pai (Jo 5:26)
Sobre "títulos", podemos dizer que Jesus não achou por mal receber os mesmos títulos de Deus o Pai. Alguns exemplos são "o grande Deus" (Tt 2:13), "Deus bendito eternamente" (Rm 9:5). Em relação a isto, podemos lembrar que há quem diga que somente Deus o Pai é Deus e que Jesus não é nada mais do que um homem ou uma "representação de Deus". O próprio Cristo usou atributos e títulos divinos ao falar a Seu respeito. Temos quando disse "Eu sou" (Jo 8:58) em clara alusão ao "EU SOU O QUE SOU" de Êx 3:14. Sua intenção foi tão clara que os que O ouviram pegaram pedras para O matar - que era um castigo judaico para blasfêmias. Não só isso, há quem diga que o único nome de Deus é "Yahweh" ou "Jeová". Essa palavra (YHWH) que é traduzida por Senhor e pode ser lida em Salmo 102:22 e nos versos 25 a 28 do mesmo capítulo, é aplicada a Jesus em Hebreus 1:10-12. O mesmo nome divino (Yahweh) aparece em Habacuque 2:2, 3 e é aplicado a Cristo em Hebreus 10:37.

Nos textos referências para o trecho citado no começo do post podemos encontrar os versículos 1, 2 e 3 de João 14. É uma profecia que o próprio Jesus fez. "Virei outra vez" foi a frase utilizada. Essa é a esperança do Cristão estudante da Bíblia. Jesus é Deus, não com vida comunicada mas vida em Si mesmo. É Ele o doador da vida e promete a vida eterna a todos os que creem em Seu nome.

Reconhecer a Cristo como Salvador e Redentor é também reconhecer a Cristo como Criador e Deus. Profecia nenhuma tem sentido se tiramos de Jesus os seus atributos. A Bíblia declara que Jesus é Deus. Podemos confiar em Sua promessa.

Hoje o convite está em nossas portas. "Vem!" é o que Ele está dizendo. Que tal ouvir este convite?

Deus te abençoe.

0 comentários :