30 junho 2013

Recentemente prometi falar sobre perícope, exegese, hermenêutica e assuntos relacionados aqui no blog. Fiz a promessa na minha página pessoal do facebook. Hoje, quero abordar um pouco do assunto com o tema de profecias.

A profecia de hoje está em Amós 5:18. Ali podemos ler assim:
18 ​Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.

Neste blog, por muitas vezes já escrevi sobre a Volta de Jesus e como isso é uma promessa maravilhosa. Um período tão bem aguardado por muitos. A profecia lida em Amós, entretanto, diz "Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR". Como assim "Ai de vós"? Seria este Dia do SENHOR um dia que não deve ser almejado? Um dia ruim? Estão errados os que esperam por ele?

Vamos definir "Exegese": s.f. Interpretação, explicação ou comentário (gramatical, histórico, jurídico etc.) de textos, principalmente da Bíblia. (Fonte: Dicionário Online de Português)

Uma frase bastante utilizada em explicações sobre Exegese é que "um texto fora de contexto é um pretexto". Ao final desta frase adiciono "para uma heresia".

O verso 18 de Amós 5, fora do seu contexto, é um pretexto para uma heresia. Essa heresia seria a de dizer que o Dia do SENHOR (ou o 2º Advento de Cristo) deve ser rejeitado pois é dia de trevas. Não deve ser aguardado e nem mesmo pregado! Isso é uma heresia que pode ser "ensinada" a partir do verso 18 isolado.

A exegese, então, serve para que possamos interpretar o texto. Como fazemos isso? Lendo todo o capítulo! Parece óbvio mas esta é uma prática rejeitada por muitos! E, em muitas situações, textos são isolados de seus contextos para criar uma situação específica que é bem contrária à perícope do texto.

Opa! Perícope? Sim! Perícope. Perícope seria um recorte de trecho de modo que todo o pensamento faça sentido. O Sermão da Montanha de Jesus, por exemplo, está dividido em três capítulos no livro de Mateus. Ler os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus seria ler a perícope do sermão da montanha. A divisão por capítulos é para facilitar e não para dividir. Esses três capítulos mencionados fazem parte de um diálogo único. Separá-los também seria uma heresia.

Leia o capítulo 5 de Amós. Se não tiver uma Bíblia em mãos, acesse este link e leia o capítulo. É só clicar que já será aberto direto no capítulo 5 de Amós.

A partir do verso 5 podemos ver um pedido para que o socorro fosse buscado em Deus e não em povos desta terra. Israel caía nesse erro frequentemente. Esquecia de Deus e fazia alianças com povos idolatras. Já no verso 10 e 11 vemos alguns pecados sendo comentados. São esses a razão para a ira de Deus contra o povo. O apelo dos versos 14 e 15 é para o arrependimento. Era necessário uma conversão! Já no verso 21 podemos ver que Deus despreza as "festas" e as "assembleias solenes" daquele povo. Deus estava falando do culto de adoração. A adoração daquele povo estava aborrecendo a Deus.

Continuando com a perícope, já no Capítulo 6 de Amós, vemos Deus dando uma sentença sobre o povo Hebreu. No verso 7 se lê:
7 ​Portanto, agora, ireis em cativeiro entre os primeiros que forem levados cativos, e cessarão as pândegas dos espreguiçadores.

Babilônia estava prestes a invadir Israel. O povo estava advertido quanto a isso. Não adiantaria lutar pois a derrota era certa visto que não fizeram a vontade de Deus. Agora deveriam ir em cativeiro.

Tendo isto em vista, interpretando corretamente o texto bíblico, podemos ver que a pergunta "Para que desejais o Dia do SENHOR?" é dirigida àqueles que obstinadamente se rebelavam contra Deus. É natural, então, indagar a razão para que tenham a esperança de tal dia. Se vivem em rebelião contra Deus, por que aguardariam um dia que é conhecido por Dia de Acerto de Contas? Os justos não precisam temer esse dia. Os ímpios, entretanto, não têm razão para o aguardar. Para estes, aquele é dia de trevas.

Em Tiago 1:5-6 existe um texto muito bom. Leia:
5 ​Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 ​Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Quando vamos à Bíblia para estudo, devemos abrir o livro com oração e humildade. Precisamos entender que não é o nosso pré-conceito que nos ajudará a entender a Bíblia. Com o autor nos ajudando a ler o texto sagrado, o entendimento vem conforme crescimento espiritual. Um eunuco, certa vez, indagou "Como poderei entender, se alguém não me explicar?" (At. 8:31). Se tiver dificuldades para entender a Bíblia, peça ajuda. Deus com certeza enviará pessoas sábias para te ajudar a entender as Santas Escrituras. Lembre-se, porém, de analisar cada palavra e cada texto. Como vimos hoje, um texto fora de contexto é um pretexto para uma heresia.

Dica rápida antes de terminar o post: Se precisar de auxílio para o estudo da Bíblia ou se quiser fazer estudos bíblicos grátis, há um link na barra lateral aqui no blog. Basta clicar e você será redirecionado(a) para uma página com vários cursos bíblicos e uma área para perguntas onde você poderá pesquisar por respostas ou fazer a sua próprio pergunta se não achar o que te interessa.

Deus aguarda por um povo que está familiarizado com a Sua mensagem. Um povo que está disposto a estudar a Sua palavra sem pressa, com a máxima atenção. Você quer fazer parte desse povo? Tome essa decisão hoje.

Deus te abençoe.