06 setembro 2013

jesus entre nós (36)Pedro viveu entre o período de 1a.C. a 67d.C. Nascido em Betsaida, encontrou com Cristo quando adulto. Ouviu o chamado "segue-me" feito por seu irmão que dizia ter encontrado o Messias (Jo. 1:40). Não se afastou mais do Mestre.

Tinha temperamento explosivo, do tipo que fala e depois pensa.

 

Em certa ocasião, Pedro teve a oportunidade de ouvir algo maravilhoso de Jesus. Leiamos Mateus 16:13-16.

Mt 16:13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?

Mt 16:14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.

Mt 16:15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?

Mt 16:16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

 

Esse inconstante Pedro nos serve de exemplo hoje em dia. No começo, viveu uma vida de aparências, gostava do que podia ser visto. Posição de destaque, estar sempre sendo elogiado em público, ser o maior.

 

Os Fariseus também gostavam de tal postura. Sobre isto Jesus alerta:

Mt 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

 

O Capítulo 23 retrata um discurso de Cristo a respeito dos fariseus. Estes conheciam a Palavra, conheciam a Deus, falavam de tudo isso e não praticavam metade do que diziam!

Por isso Jesus disse:

Mt 23:3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles[Fariseus] vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.

Mt 23:4 Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.

Mt 23:5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.

Mt 23:6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

Mt 23:7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. (grifos meus)

 

Pedro também cometeu esse erro em certo tempo. Julgou que a Salvação era exclusivamente dos Judeus, acreditou que apenas os circuncidados seriam salvos: Encaixotou a Salvação.

 

Nós, hoje, somos convidados a responder a pergunta: Mt 16:15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?

 

Você conhece a Cristo? Sabe de Suas qualidades? É capaz de dar a razão para a sua fé nEle? Ou você encaixota a Salvação?

 

Há uma pergunta relacionada à Salvação que merece uma resposta simples e direta. A pergunta é "O que preciso para ser salvo?". A resposta é: "Nada!". Basta crer!

 

É simples demais pra acreditar mas é a verdade. Ef. 2:8-9 deixa isso bem claro.

Normalmente existe uma confusão, uma tentativa de se acreditar que a salvação é um somatório de Graça, fé e obras. Não é! Salvação é pela Graça. Ponto final.

 

O texto de Ef. 2:8-10 deixa algumas coisas muitos claras:

8 - Somos salvos pela Graça;

9- Não vem de nós, ou seja, não tem qualquer mérito em nossas obras e nem foi algo feito por que pedimos;
10- Fomos feitos por Deus para boas obras que ELE preparou para que nelas andássemos, não para sermos salvos, mas POR QUE fomos salvos.

 

No dia 27 de fevereiro de 2013, o programa Está Escrito (TV Novo Tempo) lançou na internet esta enquete:

 

Na sua opinião, a salvação acontece:

  1. pela fé somente;
  2. pela graça somente;
  3. pelas obras somente;
  4. pela junção de fé, graça e obras.

No total, 1.048 pessoas responderam, e este foi o resultado:

  • pela fé somente – 6%;
  • pela graça somente – 34%;
  • pelas obras somente – 0,5%;
  • pela junção de fé, graça e obras – 59%.

De acordo com a Bíblia, a alternativa correta é a segunda: pela graça somente.

 

Há muitos que pretendem ter uma mensagem cristocêntrica mas o que fazem é criar fardos e mais fardos para o cristianismo. Assim como o judaísmo já ensinou coisas erradas sobre o Sábado (andar uma milha, não caminhar sobre a grama, etc.), o adventismo tem sido acometido pela doença do mérito. O ensinamento de que as boas obras nos darão a salvação.

 

Deixo, abaixo, dois trechos para reflexão:

 

Não compreendemos o assunto da salvação. Ele é tão simples como o ABC. Mas não o compreendemos (Ellen White, Fé e obras, p. 56).

Precisamos de muito mais conhecimento; precisamos ser esclarecidos acerca do plano da salvação. Não existe um dentre cem [na igreja] que compreenda por si mesmo a verdade bíblica sobre esse assunto, tão necessário ao nosso bem-estar presente e eterno. [...] Quando a doutrina da justificação pela fé foi apresentada na reunião de Roma [Nova York], ela foi para muitos como água ao viajante cansado (Ellen White, Mensagens escolhidas, v. 1, p. 360).

Se juntássemos tudo que é bom e santo, nobre e belo no homem, e apresentássemos o resultado aos anjos de Deus, como se desempenhasse uma parte na salvação da alma humana ou na obtenção de mérito, a proposta seria rejeitada como traição. (Ellen White, Fé e Obras, p. 21)

O Deus que eu conheço se preocupou - antes de qualquer coisa que eu pudesse fazer - com a minha vida. Se importou de tal modo que veio a este planetinha como um homem e morreu em meu lugar. Esse mesmo Deus que eu conheço está hoje esperando que olhemos para o que Ele fez por nós e vejamos o Seu amor. Esse Deus que eu conheço espera radiante por cada um de nós. Esse Deus que eu conheço se entristece quando destruímos o evangelho e, no lugar, colocamos regras sem fim. Esse mesmo Deus que eu conheço disse:

Ap 22:17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

 

Ouça a música do vídeo abaixo e decida, hoje, se entregar a esse Deus tão maravilhoso!

0 comentários :