26 setembro 2013

Faz tempo que não escrevo aqui. Não vou tentar justificar.

Hoje quero fazer uma reflexão sobre duas frases de João Batista. São frases de bastante impacto e, se lidas em contexto, farão sentido ainda maior.

Há tempos que tenho reparado em como o cristianismo tem andado. Faço parte dessa família, afinal. Foi inevitável reparar em como as conversas tendem a falar mal de alguém. Sempre tentando levantar algum erro de alguém para este ser dissecado e analisado em uma mesa perfeitamente arrumada com os docinhos da hipocrisia.

João foi chamado antes de Jesus. Poderia ter usado isso a seu favor para dizer que tinha alguma autoridade. Não o fez. Era mais velho do que Jesus e também não usou isto a seu favor. Quando falando sobre Jesus expressou-se assim:
Jo 3:28 Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele. Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui para preparar o caminho para Ele - isso é tudo.

Mas não é essa a frase sobre a qual faremos uma reflexão. As frases encontram dois versos a frente:
Jo 3:30 Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.
Jo 3:31 Ele veio do céu e é maior do que qualquer outro. Eu sou da terra, e só sei falar das coisas da terra.

João tinha um único sentimento em seu chamado para liderar um povo: Convém que Ele (Jesus) cresça e eu(João) diminua. Não queria exaltação, status, poder ou qualquer ostentação. Seu único interesse era que Cristo fosse honrado.

Nas mesas do burburinho e das fofocas a criação de Deus é menosprezada e atacada com veneno sórdido. Bem dizia Tiago em sua carta que a língua é parte pequena do corpo mas que faz tremendo estrago! Mas um trecho muito importante para o assunto está em Tg. 4:11-12.
Tg 4:11 Não se critiquem nem falem mal uns dos outros, queridos irmãos. Se vocês fizerem isso, estarão lutando contra a lei de Deus que ordena amarem-se uns aos outros, e dizendo que ela está errada. Mas o que vocês têm a fazer não é resolver se esta lei está certa ou errada, e sim obedecê-la.
Tg 4:12 Só aquele que fez a lei é que pode julgar corretamente entre nós. Só Ele decide salvar-nos ou destruir-nos. Portanto, que direito têm vocês de julgar ou criticar os outros?

Ao julgar alguém, nos tornamos legisladores e, segundo as escrituras, o Único Legislador é Deus. Em outras palavras: Se julgamos estamos tomando o lugar de Deus. 

Por isso Deus aconselhou o povo Hebreu da seguinte forma:
Lv 19:16 "Não fique falando mal de todo mundo. Não faça acusações falsas. Eu sou o Senhor!

Ele termina o conselho dizendo "Eu sou o SENHOR!". Devemos saber o nosso lugar e assumir essa posição. Somos deuses e temos o direito de sermos maiores do que alguém? Pense. E permita que Deus transforme a sua vida em caso de necessidade de mudança.

Obs.: Todos os trechos citados nesta postagem foram retirados da tradução VIVA.