04 janeiro 2014

"Se o homem não pode, por qualquer de suas boas obras, merecer a Salvação, então ela tem de ser totalmente pela graça… Ela é inteiramente um dom gratuito. A Justificação pela Fé está fora de controvérsia. E toda esta discussão estará terminada logo que seja estabelecida a questão de que os méritos do homem caído, em suas boas obras, jamais poderão obter a vida eterna para ele" (Ellen White. Fé e Obras, p. 20).

Salvação somente pela Graça. É isso o que a Bíblia diz. Quando estudamos o texto bíblico em busca de respostas para a pergunta “O que preciso fazer para ser salvo?” vemos a Graça se fazendo presente.

Rm 3:22 E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou o que temos sido.Rm 3:23 Sim, todos pecaram; todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus;Rm 3:24 no entanto, Deus nos declara agora "sem culpa" das ofensas que Lhe fizemos se confiarmos em Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente.

Em alguns casos, há quem diga que as obras de alguém lhe trazem algum benefício quando o assunto “salvação” está em pauta. Normalmente citam personagens bíblicos de quem pouco se fala a respeito de falhas. O discurso triunfante é de que estes venceram o pecado e foram perfeitos já nesta terra. O nome-estrela é Enoque. Seguem na lista Daniel, José e alguns outros. A lógica é que se não há registro dos pecados destes nomes citados, logo, estes não pecaram.

Pare e pense: A Bíblia, em diversas situações (principalmente no Novo Testamento), comenta que não devemos dar valor aos erros alheios se não for para ajudar. Também comenta que não devemos julgar e que pecados confessados são esquecidos por Deus.
Seguindo essa linha, surge a pergunta: Será que a Bíblia não comenta dos pecados de diversas pessoas por que estes nunca existiram ou por que não havia necessidade de trazer o assunto à tona?

Jr 31:33 Este é o novo trato que farei com Israel: Gravarei as minhas leis no coração e na mente do povo de Israel; eles Me adorarão como seu único Deus, e serão o meu povo especial.Jr 31:34 Já não será preciso ensinarem uns aos outros como conhecer ao Senhor. Todos eles Me conhecerão, tanto os grandes quanto os pequenos, diz o Senhor. Perdoarei todas as desobediências do meu povo, e esquecerei completamente cada pecado que eles cometeram! (VIVA)

Portanto, a resposta à pergunta “O que preciso para ser salvo?” vem a ser:
Ef 2:8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;Ef 2:9 não por obras, para que ninguém se glorie.Ef 2:10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Que a obra de Cristo esteja diariamente em nossas mentes. Possamos, dia a dia, meditar no que Jesus fez por nós e tomar firme decisão de confiar nos méritos de Cristo e não nos nossos próprios. Que, diariamente, sejamos transformados de glória em glória.


2Co 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

0 comentários :