17 maio 2009

Antes de mais nada, quero dizer que não acredito nesta afirmação.
Esta afirmação faz parte de uma gama de frases que tentam justificar o pecado cometido por muitas pessoas. Além da frase usada no título, existem também outras como, por exemplo, "Estamos no tempo da graça", "a lei foi cravada na cruz", "meu descanso é Jesus", "a lei era para o povo israelita", "o sábado é só para judeus", entre outras muitas.

O fato é que são frases que, como dito anteriormente, buscam justificar o erro através de uma (ou mais) desculpa(s) esfarrapada.

É relevante, antes de tudo, entender o que é pecado. A Bíblia diz que "pecado é a transgressão da lei"(cf. 1João 3:4). Agora surge uma pergunta: Que lei é essa?
A principio parece uma pergunta dificil de responder. O que, em realidade, não é. E você sabe o por quê? Por que não existem leis abolidas! Não existem leis só para israelistas! Existem, sim, leis cumpridas! Deus é tão perfeito que, por causa do nosso pecado, criou uma nova lei - a lei cerimonial - e a cumpriu a risca! Jesus - O Cordeiro de Deus - veio a este mundo não para abolir, não para anular, veio para cumprir(cf Mateus 5:17-18).

Tendo entendido isto: Que Cristo cumpriu a lei e não a aboliu. Fica fácil entender que lei é aquela que o discípulo amado se referia. Todo aquele cerimonialismo que envolvia sacrifícios de cordeirinhos ou ofertas pacíficas para remissão de pecado foi cumprido fielmente na pessoa de Cristo. Ao ler Hebreus você encontra o autor da carta dizer que Cristo fez um sacrifício perfeito e eterno ao se entregar por nós. O capítulo 10, por exemplo, fala disso.

Hebreus 10:10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Hebreus 10:12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,


O capítulo 10 de Hebreus é lindo. Apresenta de forma resumida o que Cristo fez por nós. Lembra dos sacrifícios que eram feitos no Santuário terrestre e como isso eram sombras do que Cristo viria a fazer. E não pára aí! Continua discorrendo sobre como deve ser a caminhada cristã e ainda, em determinado momento, fala da Bendita Esperança de todo aquele que aceita a Cristo como seu Salvador: A breve volta dEle para buscar os seus. (Hebreus 10:37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;)

Tendo entendido que na cruz Jesus cumpriu a lei que dizia que era necessário sangue para remissão do pecado e que também o "salário do pecado é a morte", fica ainda mais fácil entender que não existem leis abolidas.

Deus cumpriu, cumpre e cumprirá as Suas Santas Leis. Ele não é imperfeito para criar leis que precisem ser remanejadas depois. Ele, inclusive, nos dá o exemplo. Ao criar o mundo, descansou no sétimo dia para nos deixar o exemplo de que existe um descanso. Não fez por que se cansa!

Quando viveu entre nós, como Criador e Rei dos Reis, devia ser servido. Serviu aos outros, porém. Deviam Lhe lavar os pés... Foi Ele, porém, quem tomou da bacia e da toalha para lavar os pés daqueles que não entendiam por que Ele fazia aquilo.

Ninguém cria uma lei para que outros a cumpram e esse mesmo que criou a tal lei não a faça cumprir. E por que com Deus seria diferente?

Em realidade, existem leis na Bíblia que podem ser divididas sob alguns "títulos". Umas são Leis Morais, outras de Saúde, outras Civis, outras eram cerimoniais, etc. Tendo isto em vista fica ainda mais fácil entender quais leis, na cruz, tiveram um cumprimento perpétuo e quais permanecem ainda hoje.

Finalmente, não há lei abolida. Não há lei só para um povo específico (até por que se assim fora, as bençãos prometidas seriam apenas pra eles também), não há desculpas para se ficar no erro e não ser fiel a Deus não cumprindo as Suas leis. Devemos ser obedientes a Ele.
Por isso, não pense você que toda a lei foi "abolida" ou "anulada" na cruz. Isso não existe e não existe respaldo bíblico para esta afirmativa. A lei não foi abolida!

Inclusive, se não há lei, não há pecado. Se não há pecado, não há necessidade de Cristo ter morrido. Se é assim, em que se baseia essa tal fé?

A fé bíblica é que existem leis que ainda valem para o dia de hoje e valerão até a consumação do século! E ainda lemos na Bíblia que cada um receberá a sentença naquele Dia conforme suas obras.

Apocalipse 20:12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.

E em outro lugar:

Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a sem obras é morta.

Ao dizer que há lei abolida, diz-se também que não há o que fazer no mundo cristão e que pode-se viver uma vida sem regras... E não precisa ser um expert pra saber onde isso pode levar.

Por isso, te convido a ter uma vida de fidelidade com Deus. Independente do que você fez. Dobre os joelhos, fale com o Pai. Exponha a sua vontade de ser fiel a Ele. Ele é fiel e misericordioso para esquecer qualquer pecado seu e te ajudar a O servir. Hoje é o dia para se decidir. Amanhã pode ser tarde demais. Não quer você tomar essa decisão agora? Diga a Deus:

Senhor, eu reconheço que ainda existem leis válidas para os nossos dias. Me ajude a te servir e a cumprir a Tua santa vontade. Peço humildemente em nome de Jesus. Amém.


Que Deus te abençoe.

8 comentários :

Melquias Andrade disse...

De fato a revelação de que a Lei não foi abolida vem de D'us. Mas no meu ponto de vista o testo ficou um pouco dificio de compreeder para uma pessoa que não tem conhecimento da Palavra. Só to dando um toque. Seria melhor abordar o assunto partindo de Rm 8 que fala que o Senhor quer que guardemos a Lei com a nova natureza que só pode ser obtida pelo nascer denovo em Yeshua. E oque foi anulado foi o legalismo que se revela pela velha natureza caida de Adão, que fazia a Lei enfermar. Gostei da peocupação em esclarecer este engano.
No mashiach, Shalom.

Thiago Falcão disse...

Olá, Melquias. Agradeço pelo comentário. É bom saber que ainda existem leitores neste blog. hehehe

Sobre Romanos 8, quem sabe mais pra frente? =)


Um abraço.

edvanatitude@hotmail.com disse...

a paz do senhor irmão thiago irmão em 2corítios 3:14 fala claramente que a lei dos mandamentos foi sim abolida atos 15 também e sobre jesus ter abedecido a lei que os adiventistas do sétimo dia diz em mateus 5:17-18 eu te respondo em galatas 4:4 afirma que ele naceu sob a lei porisso a obedeceu mais em efésios 2:14-15 que depois da sua morte foi abolida na carne e muitos santarrões que dizem que quando algum cristão diz que esta na graça que cristo o libertou da maldição da lei quer justificar o seu pecado essa afirmação não é verdadeira prq a lei não era o bastante para não peca contra Deus a lei e obrigação e agraça nos não pecamos contra Deus é prq temos a cristo e ele já basta para me santificar me purificar e me salvar amém que todos venha conhecer a verdade e a vedade venha os libertar prq só o filho pode verdadeira mente nos libertar joão 8:32-36 esse pode nos libertar não a lei e esse não é meu ponto de vista quem somos nos para ter ponto de vista nas coisas relacionadas a Deus essa é a palavra de Deus que me libertou a paz do senhor meu irmão !!!

Unknown disse...

edvanatitude@hotmail.com,

Agradeço pelo comentário.
Antes de mais nada, devo dizer que este entendimento é equivocado pelos seguintes pontos:
1- A Lei de Deus é Perfeita (Salmos 19:7) e, por isso, não pode ser mudada;
2- Como já expus neste blog, observa-se que lei alguma foi abolida. Busque sob o marcador "Lei" e você verá um comentário meu a respeito de Efésios 2:15;
3- Se preferir, busque este estudo no link abaixo em oração e veja o perigo de dizer que a Lei foi abolida:
http://thiagofalco.blogspot.com/2009/07/somos-salvos-pelo-que-do-que.html

Joel Fernandes Vieira disse...

E se a lei fosse abolida,como seríamos julgados? não seríamos pecadores,porque sem lei não há crime.A lei do Eterno,assim como sua palavra,não muda.O que eu acho mais ridículo são os pastores que dizem que a lei foi abolida mas usam deuteronômio e levítico para tentar justificar suas "doutrinas de homens".

Graça e Shalom!

Anônimo disse...

Ao amigo Fernandes, a lei não justifica ninguem, se for julgado pela lei já está condenado, mas Cristo nos resgatou da maldição da lei e se fez maldição por nós.

Vou postar os vers. Galatas 3:10 a 13

10.Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

11.E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

12.Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

13.Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Romanos 8 condenação nenhuma ha pra queles q estão em Cristo Jesus, mas gostaria q meditace no vers: 2C0:14

"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido"

Temos um versciculo interessante q devemos analisalo:

Gl 3:21Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
"Entendemos q se foce dada uma lei q pudesse vivificar" ou seja , a lei não vivifica sendo assim por ela ninguem será justificado.

Se Cristo vos libertar verdadeiramente sereis liveres.

Idiones Sampaio

YAHUSHUAH FALARÁ CONTIGO disse...

Andar na anomia é o que o mundo cristão tem feito, com isso da a satanás o controle de suas vidas, por isso ele faz as pessoas interpretar de forma errônea as escriruras, essa Idione está induzida ao erro como muitos para ser presa fácil de satanás. pois Ele diz: Jo 15.5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se fizermos o que Ele manda:14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.Bem se Ele guardou os mandamentos e nos orienta a guarda-los, como, pois poderia eliminar os mandamentso? será que Ele é doido? Tem duas palavra se disse: seja o vosso falar, sim, sim. Não, não.

Anônimo disse...

Assim..então continuemos apedrejando mulheres adulteras ou impuras... sacrificando animais...e de nada terá adiantado o sacrifício de jesus ... o mesmo disse: ''EIS QUE VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO,AME UNS AOS OUTROS COMO A SÍ MESMO'' SÓ ISSO!
E TEM MAIS... CORINTIOS 2-13: ''E NÃO SOMOS COMO MOISÉS QUE PUNHA UM VÉU SOBRE SUA FACE PARA QUE OS FILHOS DE ISRAEL NÃO OLHASSEM FIRMEMENTE PARA O FIM DAQUILO QUE ERA TRANSITÓRIO. MAS OS SEUS SENTIDOS FORAM ENDURECIDOS. POR QUE ATE HOJE O MESMO VÉU ESTÁ POR SE LEVANTAR NA LIÇÃO DO VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO; E ATE HOJE QUANDO É LIDO MOISÉS , O VÉU ESTÁ POSTO SOBRE O CORAÇÃO DELES. MAS QUANDO SE CONVERTEREM AO SENHOR, ENTÃO O VÉU SE TIRARÁ. ORA O SENHOR É ESPIRITO, E ONDE HÁ O ESPIRITO DO SENHOR ALI HÁ LIBERDADE.''