28 outubro 2010

A Bíblia é uma grande caixinha de promessas? Daquelas que você tira uma tirinha de papel no qual você lê um versículo bíblico? Basta abrir a Bíblia aleatoriamente e bater o olho em um versículo que Deus estará falando com você?

Quero ponderar sobre esses assuntos hoje com você.

Vamos responder a primeira pergunta:
A Bíblia é uma grande caixinha de promessas? A resposta é Sim e Não. "Sim" por que desde o Gênesis nós vemos a promessa do Redentor que viria (e veio) para nos salvar. "Não" por que a Bíblia não é um livro onde encontramos apenas palavras agradáveis e/ou que queremos ler. Muitas vezes somos repeendidos por ela. Mais pra frente comentarei sobre isso.

Basta abrir a Bíblia aleatoriamente e bater o olho em um versículo que Deus estará falando com você? A resposta é Não! Deus não trabalha assim. Já vi algumas pessoas respondendo que Deus lhes deu uma mensagem ao fazerem isso. Oraram, pegaram a Bíblia fechada, fecharam os olhos, abriram em qualquer livro e logo leram na primeira parte que bateram o olho. A maioria das vezes a Bíblia é aberta no livro de Salmos visto que o mais comum é que abram a Bíblia bem no centro. Mas Deus fala conosco assim? Na base de um “jogo de azar”? Aleatoriamente? Será que Ele deseja que a nossa comunicação seja assim, parecida com uma roleta que gira até dar um resultado qualquer? Ou será que Deus espera de nós uma comunhão tal que para saber o que Ele espera de nós não precisemos abrir a Bíblia aleatoriamente mas lembrarmos daquilo que Ele nos pede para fazer? Bem... Eu prefiro pensar que Deus gosta de um relacionamento íntimo conosco ao invés de o buscarmos aleatoriamente quando precisarmos. E falhamos muito nessa intimidade.

Em Salmo 5:3 lemos o seguinte:
“De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”

Vemos aqui uma rotina: Toda manhã o salmista orava e buscava a presença de Deus. É um exemplo a ser seguido, não é verdade?

Voltemos ao assunto “leitura aleatória”.

Sabe por que eu escrevi que não acredito que Deus espera de nós um relacionamento aleatório, beirando o estilo “jogo de azar”? Por um simples motivo: Você corre o risco de ler algo que não gostará. Qual será a primeira reação? Pensar que Deus não quis te dizer aquilo e tentar uma outra vez até encontrar algo que te agrade.

Em 2Tm. 3:16 lemos essas palavras de Paulo:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”

Percebe que lemos neste texto que a Bíblia serve também para repreensão, correção e educação? Pois bem... Aqueles que preferem abrir a Bíblia aleatoriamente correm o risco de encontrar textos que estejam neste quadro. Tais como estes:

Provérbios 6
16 ​Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina:
17 ​olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 ​coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 ​testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

Levitivo 18
22 ​Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.

Levitivo 19
16 ​Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

Mas lição maior a respeito de repreensão e educação vemos em 1Sm. 25. O diálogo de Davi e Abigail!

Leia o capítulo inteiro! Veja como Abigail lidou com a questão! Foi até Davi, que marchava com vários homens, e o repreendeu! Davi poderia ter matado aquela mulher ali mesmo se a humildade não falasse mais alto. Davi poderia ser orgulhoso, fechar os ouvidos para o que Abigail falara e continuar a sua marcha enfurecida até matar todos os do sexo masculino da casa de Nabal. Todavia, Davi ouviu, ponderou e agradeceu pelo puxão de orelha. Que copiosa atitude! Todo servo de Deus deveria seguir este exemplo.

Quantos, hoje, gostam de "exortar um irmão"? Em contrapartida, quantos gostam de "ser exortados por um irmão"? Aí é que mora a diferença entre um cristão verdadeiro. O cristão verdadeiro olha para a Bíblia, a palavra de Deus, não como um livro grande cheio de promessas. Vê, também, um livro que nos trás ensinamentos e até puxões de orelhas para a nossa correção. Deus age conosco como um Pai!

Deixo estes textos bíblicos finais para ponderação:

Hebreus 12
6 ​porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
7 ​É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
8 ​Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
9 ​Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
10 ​Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Gálatas 6
1 ​Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
2 ​Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.

2Timóteo 4
1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 ​prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.


O fim do ano está chegando. Você já fez planos de começar ou recomeçar um ano bíblico? Se não fez ainda, faça esses planos! Perceberá que a Bíblia nos ensina, repreende, corrige e educa e verá quantas promessas ali existem! Aprenda a amar a Bíblia você também!

Deus te abençoe.

0 comentários :