27 dezembro 2010

A Bíblia faz a seguinte afirmação a respeito da chuva serôdia:

Oséias 6:3 ​Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Zacarias 10:1 ​Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.

Joel 2:23 ​Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.

Mas o que quer dizer essa história de "Chuva Temporã" e "Chuva Serôdia"?


É certo que no tempo do fim, quando a causa de Deus na Terra estiver prestes a terminar, os sinceros esforços dos consagrados crentes sob a guia do Espírito Santo serão acompanhados por especiais manifestações de favor divino. Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terras orientais ao tempo da semeadura e da colheita, os profetas hebreus predisseram a dotação de graça espiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petições ao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia". Em resposta, "o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água". Zac. 10:1. "Ele... fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês." Joel 2:23.[1]

Os termos "Chuva Serôdia" e "Chuva Temporã" são usados como simbolos para descrever o agir do Espírito Santo em determinado tempo.
Esses termos são usados em agricultura. A Chuva Temporã é a chuva que vem para regar a terra e para que a semente germine. A Chuva Serôdia é a chuva que vem para o tempo da colheita. São duas chuvas especiais e que eram muito aguardadas pelo povo Hebreu.
Salomão até faz uma comparação interessante em Provérbios 16:15. Leia:
15 ​O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia.

Salomão, ao escrever o livro de Provérbios, no texto supracitado compara a bondade de um rei à chuva serôdia. Em outras palavras, a bondade de um rei era tão bom quanto o tempo da chuva serôdia, o tempo da colheita!

E o que nós temos a ver com isso? Bem, os termos são usados de forma simbólica e significam, como já disse, o agir do Espírito Santo. A Chuva Temporã já aconteceu. Basta ler Atos 2 para ver. Naquele período do Pentecostes o Espírito Santo veio, conforme promessa do Salvador, e os apóstolos foram dotados de Dons Espirituais e pregaram o evangelho. Pedro fez um discurso e os que aceitaram o apelo e decidiram pela conversão foram quase três mil almas! Que coisa maravilhosa, não acha?

Pois a Bíblia diz que isso aconteceria. Em Joel 2:28 em diante podemos ler a promessa de Deus de que enviaria o Espírito Santo. Em seu discurso, Pedro cita esse texto para dizer que naquele período a promessa estava se cumprindo. E como o tempo do Pentecostes é comparado a Chuva Temporã, quando será a Chuva Serôdia? A Chuva Serôdia é para os nossos tempos!

Um terrível equívoco é dizer que só quando a Chuva Serôdia vier é que teremos poder para ir ao mundo e obedecer o mandamento de Cristo conforme lemos em Mateus 28:18-20. É errado pensar assim! A agricultura não vivia apenas da Chuva Temporã e Serôdia. Entre uma chuva e outra haviam períodos de chuva também!

Tendo isto em vista podemos afirmar que já está chovendo! E se não aproveitamos da chuva que já ocorre, a nossa semente não germinará corretamente e não estaremos prontos no tempo da colheita! Por isso o texto bíblico diz:

Hebreus 3:7 ​Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8 ​não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
9 ​onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.

O tempo para decisão é hoje! Hoje é que devemos decidir nos preparar para estar de pé naquele dia.

Leia esta citação e reflita:
Os primeiros discípulos saíram pregando a Palavra. Eles revelaram Cristo em sua vida. E o Senhor andava com eles, "confirmando a Palavra com os sinais que se seguiram". Mar. 16:20. Estes discípulos se prepararam para a obra. Antes do dia de Pentecoste se reuniram e tiraram dentre eles todas as desinteligências. Estavam de um mesmo sentimento. Acreditavam na promessa de Cristo, de que a bênção seria dada, e oravam com fé. Não pediam a bênção apenas para si; estavam preocupados com a responsabilidade quanto à salvação de almas. O evangelho devia ser levado até aos confins da Terra, e eles reclamavam a doação do poder que Cristo prometera. Foi então que o Espírito Santo foi derramado, e milhares se converteram num dia.
Assim pode ser agora. Em vez das especulações dos homens, seja pregada a Palavra de Deus. Tirem os cristãos do meio deles as dissensões, e entreguem-se a si mesmos a Deus para salvação dos perdidos. Peçam a bênção com fé, e ela há de vir. O derramamento do Espírito, nos dias apostólicos, foi a "chuva temporã" (Joel 2:23), e glorioso foi o resultado. Mas a "chuva serôdia" será mais abundante.[2]

Que tal se preparar desde já? Tome essa decisão! Busque desde já as gotas da chuva que já existe e prepare-se para fazer parte de uma grande obra final quando vier a Chuva Serôdia!

Que Deus te abençoe.

[1] Atos dos Apóstolos, pág. 54;
[2] O Desejado de Todas as Nações, pág. 827.

1 comentários :

Unknown disse...

muito bom o seu texto . ja favoritei . que DEUS continue te usando !
fica na paz!