23 janeiro 2011

Já passam alguns dias desde que minha cidade sofreu com a enchente que arrasou várias localidades. Muitos bairros estão irreconhecíveis. Estimativas dizem que a cidade voltará a ser o que era (ou perto disso) dentro de muitos meses ou anos. O problema é que falam de estruturas, perdas materiais.

Muitas pessoas choraram e choram por causa de um amigo ou parente que faleceu. Preferiam ter perdido a casa duas vezes a perder estas pessoas. Infelizmente, não tiveram a oportunidade de escolher. Logo surge a indagação "Por que Deus permite isso"? Já falei sobre os "por ques" noutro post mas neste quero me ater a essa frase que vai além do "por que" para buscar culpar alguém. Eu não sei o por que Deus permite isso. O sentimento que fica é que se fossemos nós no lugar DELE, teríamos impedido tudo, não é verdade? Eu te dou certeza: Ele impediu que muita gente morresse.

Sobre os que morreram, não vou dizer que foi da vontade DELE por que Deus não tem prazer na morte de ninguém! Nem mesmo dos que o rejeitam. Basta ler este texto de Ezequiel 33:11

11 ​Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

Deus estava dando uma mensagem ao povo e pedia que Ezequiel lhes dissesse que não tem prazer nem mesmo com a morte do perverso. E aí encontramos, mais uma vez, uma situação onde alguns dizem que agiriam diferente de Deus. Deus não tem prazer mas alguns tem muito prazer em que alguém que incomoda esteja sofrendo ou morra. Felizmente não somos deuses!

Devo lhe dizer que tenho muita fé em Deus e confio na Sua Palavra que é a Bíblia. Nela eu leio sobre os mortos o seguinte:
Eclesiastes 9:5 ​Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.
Eclesiastes 9:6 ​Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Eclesiastes 9:10 ​Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Salmos 115:17 ​Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.

Existem outras declarações bíblicas que dizem que a morte é um estado de incosciência, semelhante a um sono. Jesus mesmo, falando sobre a morte, disse "Lázaro dorme" se referindo ao amigo que havia morrido.

As pessoas que morreram soterradas não têm consciência, não estão sofrendo, não têm qualquer noção do que esteja ocorrendo. Despertarão no momento certo, de acordo com a sentença que receberam. Cada pessoa será julgada por Deus e receberá a sentença. Haverá apenas duas classes: Justos e ímpios. Os primeiros, herdarão a terra. Os outros, receberão a sentença da morte eterna e serão como se jamais tivessem existido.

Dos que morreram, não sei que sentença receberão. Mas uma certeza eu tenho: Deus será justo. Todos os mortos acordarão um dia e não terão a noção do tempo que passou. Será como um piscar de olhos do momento em que dormiram o sono da morte até o despertar. Estes já terão as suas sentenças.

Agora quero lhe falar. Você que está lendo este blog neste momento. Você ainda tem tempo. Sua vida foi poupada e agora Deus está lhe dando uma oportunidade para decidir se ainda não o fez. Que tal estudar sobre o Maravilhoso Salvador e O reconhecer como Senhor e Redentor?

Por que Deus protegeu alguns e outros não? Quer saber a resposta? Faça planos de perguntar pessoalmente! Entregue a sua vida a Deus, deixe seus erros, arrependa-se, converta-se! Busque a Deus enquanto é tempo! Então, quando chegar o Grande Dia do Juízo e a justiça for feita, se você tiver tomado a decisão certa, ouvirá do próprio Deus a explicação para as suas dúvidas e para seus questionamentos.

Medite neste texto abaixo e tenha uma ótima semana.

Isaías 55:6 ​Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Isaías 55:7 ​Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.