30 maio 2011

O título é inspirado no texto de Romanos 7:19 onde podemos ler o seguinte:
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Disse no ultimo post que escreveria sobre o perdão e estou usando o tema de Romanos 7:19 para escrever sobre essa atitude (perdoar) que muitos dizem precisar receber mas não se empenham em viver. Perdoar não é conjugado como "Eu sou perdoado, tu és perdoado, ele é perdoado, etc" mas "Eu perdoo, tu perdoas, ele perdoa, etc".

Temos uma tendência em querer receber as "coisas boas" mas de reter para nós mesmos. Como humanos pecadores, somos egoístas. É quase um "venha a nós o Teu reino e seja feita a nossa vontade". Opa! Nossa vontade? Como assim? Mas é bem por aí que algumas pessoas tendem a viver o cristianismo. Querem receber tudo que pensam que merecem mas não querer doar tudo o que precisam.

Já que citei a oração do Pai Nosso, apesar de trocar uma palavra para ilustrar o pensamento, lembremos também que, em certa parte, a oração diz "perdoa as nossas dívidas/ofensas, assim como nós perdoamos nossos devedores/aqueles que nos têm ofendido" e então pergunto: Como queremos ser perdoados por Deus se só dizemos que perdoamos ao fazer essa reza (pois a oração que deveria ser sincera, não o é). Eu estou chamando de reza por que, se você não perdoa, como pode orar dizendo para Deus "Me perdoa assim como eu perdoo!" a cada oração do Pai Nosso? Bem, você receberá o "perdão" que tens dado aos outros se não rever essa questão de necessidade de perdoar.

Perdoar é facil? Não. Mas Deus nos dá forças para aprender a viver essa realidade. Vejo situações em que pessoas perguntam "Você perdoaria se alguém matasse sua filha" ou "Você perdoaria se seu filho fosse estuprado?" e situações extremas. Bem, nós somos a causa da morte de Cristo na cruz e mesmo assim Deus nos perdoa se pedirmos o perdão. De certa forma, fomos nós quem pregamos o Messias na cruz do Calvário. Perante Deus nós somos criminosos e, ainda assim, Ele está disposto a nos perdoar. Por um simples motivo: Amor.

Ame o próximo como a ti mesmo! Esse é o mandamento que é ensinado desde Levítico 19:18. Sim! O tal "novo mandamento" dado por Jesus, de amar o próximo como a ti mesmo, remonta aos tempos de Moisés e da Lei de Moisés. Essa mesma que alguns falsos profetas andam pregando que foi abolida. Jesus só repetiu o mandamento que foi dado por Ele mesmo (visto que Jesus é Deus).

Temos necessidade de perdoar? Sim. Se não soubermos perdoar, não saberemos viver o amor de Cristo. Se não soubermos perdoar, não poderemos pregar o evangelho pois, ao descobrir a falha de um irmão, mesmo que este se arrependa, estaremos sempre trazendo a tona o erro cometido. Perdoar é esquecer! Deus pratica isso ao dizer o que está escrito em Isaías 44:22
Isaías 44:22 Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.
Há uma música, interpretada pelo Pr. Fernando Iglesias, que diz em certa parte: "Perdão, Senhor, se eu errei. Perdão, Senhor. Perdão se deixei de olhar só para a cruz." e é essa a realidade que precisamos viver. Se não conseguimos olhar para a cruz, se não conseguimos incluir Deus em nossas vidas, se não somos capazes de perdoar, não merecemos a eternidade.

Que tal começar, a partir de agora, a praticar o perdão? Comece perdoando a si mesmo. Sim, é isso mesmo! Comece se perdoando. Sabe aquele "pecadinho" que você muito gosta e vez ou outra comete e já tá chegando a um ponto em que você está pensando que Deus te abandonou, que você não presta mais, que Deus se esqueceu de você, etc. Aqueles pensamentos ruins que só fazem nos afastar de Deus. Comece buscando esses pecados e PERDOE-SE! Aprenda a trabalhar o perdão começando por você. Depois aprenda a perdoar aqueles que pedem perdão.

Estou postando um vídeo abaixo. Gostaria que você ouvisse essa música interpretada pelo Pr. Fernando Iglesias e medite no que acabou de ler. Deus te abençoe.



0 comentários :