01 maio 2011

Eféisios 4
11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Enquanto escrevia a carta a Éfeso, Paulo escreveu sobre alguns Dons concedidos por Deus. Apostolado, Profecia, Evangelismo, Pastorado e Mestrado. Explicou o por quê Deus concede esses dons tal qual lemos no versículo 12. O fim era preparar os santos para a obra do ministério de modo que o corpo de Cristo pudesse ser edificado e alcançasse uma unidade da fé.

Ao entrar no verso 16, Paulo diz que o propósito é que não sejamos como crianças que são levadas por qualquer vento de doutrina.

Infelizmente, muitos lugares pensam que profecia é ficar dizendo "Eu profetizo" e completar a frase com alguma coisa boa. Profetizar é dar a mensagem de Deus ao povo. Profetizar é ser porta-voz de Deus! Sendo assim, o profeta JAMAIS dirá "Eu profetizo" ou coisa do tipo. O profeta diz "Assim diz o Senhor".

Um profeta é levantado entre o povo de Deus para que este não se corrompa. Afinal, a própria Bíblia diz que não havendo profecia o povo se corrompe (Pv. 29:18). Dessa forma, se não há alguém que lembre o povo qual é a vontade de Deus, o povo começa a viver o "Eu acho" ou o "Eu prefiro" e esquece o "Assim diz o Senhor". Vivem uma religião de "O que eu posso receber" ao invés de viver "O que eu posso oferecer a Deus".

Não quero dizer com isso que há algum mérito no que façamos a Deus. Mas afirmo sem medo de errar que se podemos fazer o melhor e não fazemos estamos errando! Leia a sua Bíblia em Jeremias 48:

10 ​Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente

Dessa forma, podemos ver que Deus concede dons para que a igreja - que é o corpo - obedeça a Cristo - que é a cabeça - todos trabalhando em unidade sendo Cristo o que comanda cada ato. Assim, a mão faz o que lhe é devido, os pés o seu trabalho e os olhos o que lhes compete, etc.

Não sei qual o Dom que Deus te deu. Uma coisa eu sei: Ele não serve para separar a igreja. Se é para isso que está servindo o que você está fazendo, é melhor parar, refletir e orar. Deus não se agrada com brigas na igreja. Principalmente por coisas pequenas que partem do "eu acho" ou "eu prefiro". Podemos viver um "Assim diz o Senhor", não acha?

Que Deus nos abençoe.

1 comentários :

Janaina Ligório disse...

Como a própria Palavra diz "Há um só corpo, e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação" Ef 4.4
Compartilhamos da mesma idéia, pois O ESPÍRITO que procede do alto é o mesmo...