17 junho 2011

Conheço pessoas de várias denominações. Alguns amigos, outros colegas, outros apenas conhecidos. Respeito a cada uma dessas pessoas por sua decisão de seguir uma crença e/ou ideologia. O meu respeito, porém, não é transformado em silêncio. Um bom exemplo é este blog aqui.

Não escondo que sou membro ativo na Igreja Adventista do Sétimo Dia e que compreendo e acredito em cada uma das 6 doutrinas, ou 28 crenças fundamentais, se preferir. Estudei cada uma delas, tenho o livro "Nisto Cremos" e corro a ele se esqueço de algo e não tenho qualquer problema com essas crenças que a Igreja Adventista adota como organização. Se tivesse problema com um só ponto, por menor que fosse, já teria saído dessa Igreja há muito tempo!

Ilustração do apedrejamento de Estevão
Saulo fora educado pelos mais iminentes rabis da época. Fora ensinado por Gamaliel. Saulo era rabi e estadista. Era membro do Sinédrio, e muito zeloso em suprimir o cristianismo. Desempenhou uma parte no apedrejamento de Estevão e lemos ainda sobre ele: "Saulo, porém, assolava a igreja, entrando nas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere"(Atos 8:3).

Saulo, que tornou-se Paulo após conversão, era sincero na perseguição aos cristãos. Estava certo? De modo algum! Estava sinceramente errado. A caminho de Damasco, ouviu do próprio Jesus a frase "por que me persegues?"(Atos 9:4-5; Atos 22:6-8) o que lhe causou espanto!

Em Ezequiel 33, nos versos 1 até 11 lemos uma forte declaração. Tão forte que se você não estiver disposto(a) a tomar a mais firme decisão ao lado de Cristo, não passe deste ponto para baixo.

1 ​Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 ​Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia;
3 ​e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
4 ​se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
5 ​Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
6 ​Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia.

7 ​A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.
8 ​Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti.
9 ​Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

10 ​Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós: Visto que as nossas prevaricações e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como, pois, viveremos?
11 ​Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

Destaquei o verso 8 em especial pois encontro uma certa tendência na atualidade de alguns dizerem que alguém vive a "sua sinceridade" e que não vê mal nisso. Em outras palavras, esse alguém está no erro e esse outrém não fala disso pois espera que a "sinceridade" do alguém irá salvá-lo.

Ao ler o trecho de Ezequiel 33:1-11 percebemos claramente uma coisa: Deus não aceita sinceramente errados mas os completamente salvos! Ele levanta todo cristão para a pregação do Evangelho! O chamado de Mateus 28:18-20 é para todo verdadeiro cristão!

Dizia uma moça que "todo verdadeiro cristão nasce no reino de Deus como um missionário" e eu concordo plenamente com isso. Desta forma, é para o verdadeiro cristão a frase de Deus "eu te constituí por atalaia sobre o povo". Ao nascer novamente, no ato publico do batismo, o cristão declara não só que aceitou a Cristo como também aceitou o divino chamado para a pregação do Evangelho de acordo com o dom ou os dons que o Espírito Santo lhe conceder. Tendo isto em vista, um cristão verdadeiro não pode aceitar o "sinceramente errado" pois ao ver que a morte está para vir sobre alguém que erra, essa pessoa deve ser alertada!

Pare para pensar: Deus diz, por exemplo, que não existe vida após a morte. Um conhecido meu acredita nisso. É meu dever lhe dizer que isso é uma crença espúria e que a Bíblia prega, na realidade, que não existe vida após a morte sobrando apenas a ressurreição para a vida eterna ou para a morte eterna. Depois de ter falado sobre isso, cabe a essa pessoa com quem falei decidir se aceita ou não. Aí partimos para o verso 9 onde lemos que se ele não aceitar a admoestação, o sangue dele não é mais minha responsabilidade mas ele acertará contas com Deus.

Resumindo o texto de Ezequiel 33:1-11:

Se você que conhece a verdade, vive rodeado por pessoas que não conhecem e não toma uma atitude quanto a isso, Deus cobrará de você se alguém viver na ignorância até a morte pois era seu dever anunciar as verdades bíblicas. A Bíblia diz que Deus não leva em consideração o tempo de ignorância. Mas fala disso a respeito dos que se convertem e têm medo de algum pecado cometido no passado não ter sido perdoado. Em Atos 17:30 e 31 há a declaração abaixo:

30 ​Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
31 ​porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Deus julgará o mundo, a humanidade, com justiça. É o que está escrito no verso 31 supracitado. Se alguém morrer na ignorância, Deus será justo. Isso não retira de mim e de você a responsabilidade de pregar.

Pense nisso.

Deus te abençoe.

1 comentários :

Gilson Medeiros disse...

Muito bom, Thiagão.
Parabéns!

Devemos realmente anunciar ao mundo a mensagem do Senhor. Afinal, os mansos de espírito e os pacificadores são bem-aventurados... mas os covardes serão condenados.

Um abraço.
Gilson.