05 agosto 2011

Busque conhecer a Deus!
Paulo, em certo tempo, decidiu escrever uma carta à igreja de Roma. A mesma já funciona há um tempo e ele estava desejando visitar os irmãos daquela igreja. Decidiu, então, escrever esta carta para lhes informar sobre isso mas para também alertar a respeito de algumas coisas importantes para a vida espiritual daquela igreja.

Movido pelo Espírito Santo, o apóstolo falou para a igreja de Roma e agora está falando diretamente com o povo do tempo do fim. Esse povo inclui cada ser humano vivo hoje. Você, que agora está lendo este post, terá a oportunidade de aprender um pouco sobre o Criador e poder decidir o que será da sua vida de hoje em diante.

18 ​A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
Hoje é dia de estudar sobre alguns assuntos que deixam Deus irado. Não é questão de dizer se é certo ou errado ou se Deus permite ou não. É questão de dizer o que desagrada a Deus!

Continue a leitura:

19 ​porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
20 ​Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Temos, logo de cara, um grupo que aqui é chamado de "indesculpáveis". Quem são esses? São os que ignoram a existência de Deus. Paulo diz que Deus é facilmente (usa o termo "claramente") observado através da natureza. A complexidade do mundo que nos rodeia é tão magnifica que a crença no acaso acaba virando, senão uma piada, algo sem nexo.

Imaginem três dados. Se eu pegar esses três dados e jogar para cima, qual a probabilidade de cair os três com o lado que representa o número dois virado pra cima? Na prática, é bem difícil. Para quem gosta de probabilidade, aí está uma boa conta. A realidade é que, dependendo do acaso, esse resultado não é algo observado de forma satisfatória na prática. Mas aumentemos o número e vamos a 6 dados. Qual a chance de  os seis dados cairem em ordem crescente? Dificil? Então pense em milhões de galáxias, muito bem definidas e alinhadas, com precisão milimétrica em cada componente e com ordem em cada parte e me diga: Isso pode ter sido obra do acaso?

Algumas pessoas tendem a trabalhar com a contrafação da idéia de um Criador fazendo algumas perguntas sem resposta. A realidade é que há perguntas sem resposta para qualquer idéia de origem da vida.

A Bíblia não tenta explicar como tudo surgiu nos seus mínimos detalhes ou de onde veio Deus. Ela simplesmente assume a existencia de Deus e que é Ele o Criador de tudo! Portanto, Deus pode ser claramente observado na sua criação.

Infelizmente o homem tem destruído essa criação. Mas Deus dará jeito nisso tudo um dia.

Aí Paulo termina o pensamento dizendo:

21 ​porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
22 ​Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos
23 ​e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
Então entramos em outro ponto: Idolatria. Deus não gosta que o homem crie um deus para o adorar. É até incoerente. Um Deus que precise ser criado para, então, ser adorado por quem o criou. Um mesmo tronco serve para fazer um deus e para queimar na fogueira para aquecer alguém. Do mesmo ouro, da mesma prata, do mesmo cobre que se faz um deus falso, fazem moedas para comércio. Esses deuses são tão fracos que precisam ser criados pela própria criatura.

24 ​Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;
25 ​pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
O único que é bendito eternamente é o Deus Criador! Amém!
Voltando ao assunto de que o homem tem destruído a criação: Já vi muitas pessoas perguntando sobre as guerras, fomes, misérias, doenças e tanta coisa ruim que acontece ao ser humano e logo em seguida perguntam "onde está Deus?". O ser humano tem, ano após ano, lutado para afastar o Deus Criador de sua vida (evolucionismo, por exemplo) e quando algo ruim acontece, querem se lembrar dEle para O acusar de injustiça? Somos livres para escolher. Deus nos deu essa liberdade! Assim, você pode escolher servir a Deus ou não. Mas não reclame se Deus não te abençoa quando você quer negar que Ele existe!

O que há de ruim neste mundo é culpa de algo que deveríamos abominar e este algo se chama "pecado". Deveríamos abominar o pecado e fugir dele. Mas o pecado é bom. Se fosse ruim, ninguém praticava! E nessa busca incessante por prazer, fugimos de Deus e corremos para o pecado querendo mais daquilo que nos fez sentir "bem". Tentamos completar um vazio no nosso interior vivendo longe do ideal que Deus espera e esse vazio só será completo quando decidirmos que Deus é quem deve preencher esse vazio!


26 ​Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27 ​semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
Paulo escreveu a carta aos Romanos por volta do ano 55d.C. O conteúdo, porém, parece muito atual! Perceba que ele diz que o ser humano ficou entregue a paixões infames. Diz que as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza e depois usa o termo "semelhantemente", ao falar dos homens, acrescentando ao caso dizendo que os homens estavam cometendo torpeza, homens com homens. Bem, se os homens estavam agindo semelhantemente às mulheres, logo, as mulheres estavam comentendo torpeza, mulher com mulher!

Você já viu alguma coisa relacionada ao assunto hoje? Viu? Pois é. Desde aquele tempo(e muito antes) o cristianismo vem alertando a respeito dessa questão. A Bíblia não concorda com isso! O ideal é homem com mulher. Foi assim que Deus criou. Adão e Eva foram criados e receberam a ordem de serem fecundos(férteis), e que multiplicassem(Gên. 1:28). Há essa possibilidade para quem perverte a ordem natural e faz tal qual Paulo estava dizendo que alguns faziam? Homem com homem pode multiplicar? Mulher com mulher pode multiplicar? Assim, vemos que há uma clara rebelião contra os desígnios de Deus.

Veja que há uma espécie de escada. Negam a Deus, criam deuses, fogem do padrão divino e, depois, vão além. Continue lendo:
28 ​E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,
29 ​cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
30 ​caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
31 ​insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
32 ​Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
Paulo, então, comenta que, além de desprezar o conhecimento de Deus, quem age de tal forma chega a uma disposição mental reprovável e praticam coisas inconvenientes. A lista vai se alongando e contém homicídios, difamação, soberba, invenção de males (fofocas e mentiras), desobediência aos pais, falta de misericórdia e muitas outras coisas que você já leu. O pior, porém, é o que vem no final do verso 32 onde Paulo diz "não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem". Em outras palavras, não só negam a Deus, criam deuses, fogem do padrão divino para o relacionamento conjugal, fazem coisas que estão incluídas naquela grande lista acima mas também aplaudem os que fazem de forma semelhante! Conseguindo, assim, a simpatia dos que erram junto com eles.

Releia o verso 18 após entender esse assunto:
18 ​A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
Deter a verdade pela injustiça é, literalmente, negar a verdade divina e ensinar as mentiras que são inventadas ao longo dos tempos para afastar as pessoas do Criador!

Para terminar, pense um pouquinho nesse diálogo que é atribuído a Blaise Pascal:
Aposto com vocês que, matematicamente falando, crer em Deus é mais lucrativo do que descrer dEle. (diz Pascal)

- Como? - (perguntam-lhe)
- É simples. (responde Pascal). Você pode, enquanto ateu ter tudo o que um crente possui: família, saúde, cultura, princípios, etc. Enquanto ateu, você pode ainda argumentar que ninguém pode provar-lhe, para longe de qualquer questionamento, que Deus existe. Logo, se você e um crente morrem, é possivel dizer que a vida de vocês terminou num empate. Tudo o que um teve, o outro também possuía. Assim, se você estiver certo em seu ateísmo, o empate continua, pois ambos terão o mesmo fim. Porém, se o crente estiver certo. Então haverá um desempate, pois não será possível que ambos desfrutem da mesma sorte diante do juízo de Deus.

(concluindo Pascal)
- Se eu aposto por Deus e Deus existe - meu ganho é infinito.
- Se eu aposto por Deus e Deus não existe - não perdi nada.
- Se eu aposto contra Deus e Deus existe - então minha perda será infinita."



Blaise Pascal
Reflite, ore, decida. Jesus está voltando e quer te encontrar pronto(a).

Deus te abençoe.

0 comentários :