09 julho 2012

Diz a Bíblia:
18 Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.

O mesmo trecho, na tradução VIVA, pode ser lido assim:
18 A pessoa que se revolta contra o ensino e a correção acabará pobre e envergonhado; quem dá valor ao ensino e segue as instruções receberá honra.

Faça uma rápida pesquisa em sua memória. Quando foi a ultima vez que você ficou feliz quando alguém te repreendeu? Quando foi a ultima vez que você agradeceu por uma palavra de censura? Pois é. Volte e releia o trecho bíblico.

Todos gostamos de corrigir, repreender. No meio cristão, uma palavra que faz sucesso é “exortação”. Existem “irmãos” especializados em “exortar”. O que é, afinal, exortar?

De acordo com o Dicionário Michaelis Digital, a definição de exortar é:
e.xor.tar
(z), v. Tr. dir. 1. Procurar convencer por meio de palavras. 2. Aconselhar, persuadir. 3. Animar, encorajar, incitar.

As definições 1 e 2 são tremendamente aceitas pelos “exortadores”. A terceira, entretanto, não parece coadunar com o dicionário pessoal de tais seres. Parece até uma afronta. “Como posso animar alguém criticando sua atitude?” é o pensamento. Afinal, “exortadores” são críticos ferrenhos dos seus “irmãos”.

Virando um pouco a moeda, a única definição aceitável parece ser a terceira. Estranho, né? Quando é para falar com outras pessoas, “convencer” e “persuadir” parecem aceitáveis. Mas quando é o inverso, apenar “animar” e “encorajar” parecem úteis e agradáveis.

Você é esse tipo de pessoa? Que quando vê um erro fala adotando o jargão “doa em quem doer” e que na hora de ouvir quer encorajamento? Se a resposta é sim, tenho um conselho: CONVERTA-SE!

Leia o que a Bíblia diz sobre pessoas de dupla personalidade:
Tiago 4:8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

O mesmo trecho, na tradução Nova Versão Internacional (NVI), pode ser lido desta forma:
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Siga, portanto, o conselho do sábio Salomão:
Pv. 15: 2 A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.

Seja um(a) sábio(a). Permita que Deus se faça presente em seu viver e que Ele dirija as suas palavras.

Pv. 1: 7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

0 comentários :