17 agosto 2012

Já faz um tempo que venho pensando em postar sobre o assunto. Há vários dias um canal de TV relançou uma mini-série chamada "Gabriela". A música tema desta começa assim:

Eu nasci assim, eu cresci assim, E sou mesmo assim, vou ser sempre assim: Gabriela

O que chamo de "síndrome de Gabriela" é a atitude de algumas pessoas em dizer que não aceitam desculpas e que se a pessoa está arrependida mesmo, não deveria nem ter feito o que fez. São incapazes de perdoar e esperam a perfeição dos que os rodeiam. Adotam uma postura de quem diz "eu não erro e espero que todos sejam assim também". Uma atitude tremendamente mesquinha e prepotente, diga-se de passagem.

Por algumas vezes vi circulando pela internet uma imagem que compartilho abaixo.
incapacidade para perdoar

A imagem retrata alguém querendo dizer que está tão magoado que é incapaz de perdoar. Além disso, retrata a postura que citei anteriormente onde a pessoa diz que não admite que aqueles que a rodeiam possam errar alguma vez na vida.

Surge uma pergunta: E quando essa pessoa que não sabe desculpar precisar de perdão? A imagem relacionada ao lado poderá ser relembrada para dizer "não perdoo"?

O que a Bíblia tem a dizer sobre o perdão? Acompanhe o trecho de 1 João 1





1 João 1
8 ​Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
9 ​Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 ​Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


Imagine se Deus usasse a mesma postura para conosco. Se, quando erramos, Ele dissesse o que está escrito na imagem acima do copo. Qual seria a sua reação?

Acontece que temos uma predisposição terrível para julgar os que nos rodeiam. Talvez para nos sentirmos melhor fazendo com que os outros pareçam menores do que nós mesmos; talvez para conseguir algum tipo de status; talvez para atingir alguém que não gostamos. Os motivos são vários, fúteis e sem nexo.

A Bíblia ensina que devemos amar o próximo assim como a nós mesmos (Lv. 19:17; Mt. 19:19). E nós gostamos de atenção, carinho, valorização e tantas outras coisas. Devemos apenas esperar tal postura sem retribuir? Aliás, devemos apenas esperar tal postura?

Em Mateus 7:1:5, Jesus fala sobre a questão do julgamento. Quando eu deixo de perdoar alguém, estou julgando esta pessoa, me fazendo crer que este não tem o menor mérito para merecer atenção ou ter sua opinião valorizada. Rebaixo a pessoa a tal ponto que esta passa a ser não muito que um objeto com funções cognitivas.

Devemos aprender com Jesus. A respeito dEle, a Bíblia comenta:
João 3:17 ​Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

E se Deus, que é Santo, preferiu não nos julgar mas nos amar e dar a Sua vida por nós, quem sou eu para julgar o meu próximo? Se Deus, sem esperar nosso pedido de perdão, já tomou uma postura de nos perdoar, por que eu ficaria de braços cruzados sem perdoar quem está arrependido e falando sobre um copo quebrado como querendo dizer que meu orgulho vale mais do que quem me magoou?

Deus espera que sejamos muito menos orgulhosos e muito mais generosos e misericordiosos. Afinal, a Bíblia cita:
Mateus 5:48 ​Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

E esse mesmo trecho no Evangelho de Lucas fica assim:
Lucas 6:36 ​Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.

Esse é o desejo de Deus. Tome a Sua decisão: Obediência ou rebeldia. Espero que decida obedecer ao Senhor!

Que Deus te abençoe.

1 comentários :

Anônimo disse...

Muito bom Thiago. É bem assim mesmo. Como somos tardios em perdoar (isso quando perdoamos)!

Zé (o cara)