13 julho 2013

Estar ligado a Cristo: Santificação
Há quem diga que, para alcançar o céu, precisamos ser santos. Mas não é santo bíblico. É santo sem pecado. É a famosa barganha. Você faz coisas boas e depois diz tudo o que fez para Deus em busca de aprovação.

Por que tantos se dizem santos e sem pecado? É porque estão muito longe de Cristo. Eu nunca ousei afirmar semelhante coisa. Desde o tempo em que tinha 14 anos de idade, se eu sabia qual era a vontade de Deus, estava disposta a fazê-la. Nunca me ouvistes dizer que sou sem pecado. Os que têm um vislumbre da beleza e do elevado caráter de Jesus Cristo, o qual é santo e sublime, e cujo séquito enche o templo, jamais dirão isso. Contudo, encontrar-nos-emos com aqueles que dirão tais coisas cada vez mais. - Manuscrito 5, 1885 (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág 353)

Você pode se ofender com o que falarei agora mas há uma tremenda confusão em relação a Salvação e o papel das obras na vida do Cristão. É comum ouvir que "se não fizer isso posso perder a salvação".

"Se juntássemos tudo que é bom e santo, nobre e belo no homem, e apresentássemos o resultado aos anjos de Deus, como se desempenhasse uma parte da salvação da alma humana ou na obtenção do mérito, a proposta seria rejeitada como traição" (Ellen White. Fé e Obras, p. 21).

Você pode se ofender com essa mensagem. Na verdade, é ate bom que você se sinta ofendido. Isto fará com que pense mais ainda no assunto. Peço que responda: Você acha perigoso afirmar que há uma mensagem de perfeição para o nosso tempo? O trecho supracitado é mentiroso? O que dizer o restante do capítulo da página 353 de Mensagens Escolhidas, volume 3?

A confusão com o papel das obras em relação a salvação começa a partir daí: Dizer que ser santo é sinônimo de impecabilidade. Em Colossensses 2:10 podemos ler que, em Cristo, já somos perfeitos. Se já somos perfeitos em Cristo, por que há quem insista na mensagem de que a santificação é uma caminhada para a perfeição NESSA VIDA? E que essa mensagem é real e uma verdade presente?

Há um texto de Mateus 7 que é importantíssimo para o nosso entendimento do assunto. Leia:
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Veja como o apelo é "Senhor! Temos tantas obras! E obras boas!" e a resposta de Cristo é "nunca vos conheci". As obras tem um papel importante na vida do Cristão. São elas que dão à pessoa o título de "Cristão". O cristianismo prático tem ligação direta com as obras. Aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer define se esta está ou não ligada a Cristo. O "vivo não mais eu mas Cristo vive em mim" é definido pelas obras. A Salvação, por outro lado, tem ligação com aquilo que Jesus fez por nós na cruz e a nossa fé nessa obra vicária. Ali está o perdão para os pecados. Ali está a plena Salvação. É importante observar que Jesus fez TUDO o que NÃO podíamos fazer para nos salvar e deixou para nós a única coisa que Ele não podia fazer para completar a salvação: O poder de escolher. A salvação está em nossas mãos, olhando dessa forma. Se aceito o perdão e a salvação, a encontro. E se não aceito, recebo aquilo que escolhi: a morte.

A santidade falsa que define o ser santo como impecabilidade só pode ser encontrada longe de Cristo. Quanto mais ligados a Cristo, mais nos veremos como não merecedores de tudo o que Jesus fez. E veremos nEle a única solução para a nossa vida. Atual e eterna.