28 julho 2013



O que é o evangelho? É falar da Salvação em Cristo e da liberdade de julgamento através da Graça dEle ou é a cobrança infindável quanto a obras que podem (ou devem) ser feitas?

As boas novas se resumem em elaborar listas de coisas a se fazer para agradar a homens ou a anunciar que Cristo morreu em nosso lugar e que isso nos livra de qualquer julgamento?

Quando lemos em João 3:16 o texto que diz que "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" temos um pequeno vislumbre da Graça e de como se dá a Salvação. Mais importante ainda é o que se lê no verso seguinte:

"Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

Julgar é emitir juízo. Emitir juízo é sentenciar alguém como culpado ou inocente. E, se julgamos, dizendo que somente a perfeição irá agradar a Deus, estamos alegrando a quem nos ouve com a mensagem de que este só tem defeitos e que está perdido enquanto estes defeitos existirem?

Além do mais, podemos ler o que Tiago deixou registrado sobre julgar:

Tg 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
Tg 4:12 Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?


Há alegria na mensagem da Salvação. O Cristo que fez tanto por nós e deseja que todos sejam salvos(1Tm. 2:4,1Pe. 3:9). Aqui um pré-requisito para a salvação não é outro senão aceitar o sacrifício de Cristo. Na realidade, o contexto é o de que devemos orar por todas as pessoas e ser longânimes com elas pois Deus ama a todos. Menosprezar ou diminuir alguém não é cristianismo.


Quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor, então os pecados da alma penitente que recebeu a graça de Cristo e venceu pelo sangue do Cordeiro serão removidos dos registros celestiais e colocados sobre Satanás, o bode emissário, o originador do pecado, e para sempre não virão mais à lembrança contra ela. ... Quando terminar o conflito da vida, quando a armadura for deposta aos pés de Jesus, quando forem glorificados os santos de Deus, então, e só então, será seguro afirmar que estamos salvos e sem pecado.
— The Signs of the Times, 16 de Maio de 1895.