28 julho 2013

Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

Quando Jesus chamou os escribas e fariseus de sepulcros caiados, deu a razão: "por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!". O alvo de tal crítica eram pessoas que faziam tudo bem certinho, sem errar. Seguindo perfeitamente a linha por eles traçadas de "fidelidade a Deus". Mas o faziam para que outros vissem. Não era uma postura natural, por livre e espontânea vontade, por amor a Deus. Queriam status, crédito, méritos, a atenção para si.

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”. Mateus 23:27. Como os branqueados sepulcros, belamente ornamentados ocultavam os putrefatos restos no interior, assim a aparente santidade dos sacerdotes e príncipes escondia iniqüidade. Jesus continuou: {DTN 435.1} “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas”. Mateus 23:29-31. Para mostrar sua estima pelos profetas mortos, os judeus eram muito zelosos em embelezar-lhes os sepulcros; mas não aproveitavam seus ensinos, nem davam ouvidos às suas reprovações. {DTN 435.2}

Viviam de aparência. Em pleno 2013 ainda podemos observar a existência de sepulcros caiados. Demonizam a tudo o que veem e pensam ser errado. Têm, na ponta da língua, as piores acusações que alguém poderia ouvir. Amor ao próximo é mandamento abolido.

Há cristãos que falam demais sobre o poder de Satanás. Pensam em seu adversário, oram a seu respeito, falam nele, e ele avulta mais e mais em sua imaginação. É certo que Satanás é um ser poderoso; mas, graças a Deus, temos um forte Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Satanás regozija-se quando lhe engrandecemos a força. Por que não falar em Jesus? Por que não exaltar Seu poder e Seu amor? {DTN 347.2}

Houve tempo em que os fariseus ensinaram que não se podia andar sobre a grama em dia de sábado pois se uma folha fosse arrancada isso se configurava trabalho. Também já disseram que não se podia cuspir no chão pois uma planta poderia ser regada. Qualquer bolsa a ser carregada em dia de sábado deveria ser costurada à roupa para que a mesma não pesasse aos braços. E são inúmeros os exemplos que podem ser dado para demonstrar a falta de sentido em tal postura. Pode-se observar que os argumentos mudaram mas a proposta é a mesma: "Você só é Cristão se lê a Bíblia todos os dias. Se falhar, já pecou e satanás tomará conta da sua vida!", há quem diga que só se é Cristão se "você vai à igreja em todos os cultos". Também existe o argumento de que "Só é Cristão se você não reclama do horário do culto". E satanás é peça central da maioria das acusações. É sempre o culpado. Sempre. Temos o livre arbítrio com o qual fomos presenteados por Deus. Mesmo assim, qualquer coisa que aconteça de ruim conosco é culpa de satanás. Consequências para nossas decisões? Não existe. Ou você é usado por Satanás ou por Deus. Marionete!

1Co 4:5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.