29 janeiro 2008

Pra dar ênfase ao meu post abaixo sobre um descanso dado por Deus (para entender, acesse: http://thiagofalco.blogspot.com/2008/01/carnaval.html ), decidi postar um pequeno estudo sobre o sábado.

Por quê existem hoje, denominações que dizem ser o Sábado o dia de descanso, o Dia do Senhor, enquanto outras denominações dizem ser o Domingo tal dia?

Primeiro precisamos ver quando vemos o Sábado pela primeira vez.

Gênesis 2:1-3
1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (grifos meus)

Vemos então no ato da criação Deus descansando, abençoando e santificando o sétimo dia.
Pontos relevantes:
1- Deus não se cansa. O fato de ter descansado demonstra uma conotação de dar fim ao trabalho da criação e também ser um exemplo aos seres criados.
2- Um dia abençoado por Deus, quer dizer, um dia que deve ser uma benção.
3- Um dia santificado por Deus. Santificar significa separar, ou seja, Deus separou este dia. Mas para quê?

Continuemos com o estudo.

Ao longo de toda a Bíblia, podemos encontrar várias referências ao Sábado.
Em Êxodo 20:8-11 podemos ler:

8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

Ainda, antes disso, temos um exemplo com o relato do maná.
Êxodo 16:22-24
22 Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés.
23 Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.
24 E guardaram-no até pela manhã seguinte, como Moisés ordenara; e não cheirou mal, nem deu bichos.

Lendo alguns versículos antes do 22, podemos ler que alguns dos Israelitas colheram mais do que fora ordenado colher e no dia seguinte o maná havia apodrecido e cheirava mal. Porém, quando chegou o sexto dia, colheram em dobro como ordenado e o maná não apodreceu.

Outro caso parecido é o que se encontra no livro de Neemias, onde é ordenado ao povo fechar o portão aos Sábados pois o preceito moral de descanso semanal havia sido esquecido e no dia do senhor faziam comercio, vendiam e compravam e não dedicavam muito tempo a Deus.

Outro caso interessante é o que se encontra em Isaías 56:1-7
1 Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.
2 Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.
3 Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
4 Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança,
5 darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
6 Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,
7 também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.(grifos meus)

E ainda no mesmo livro de Isaías, podemos ler em Isaías 58:13-14
13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

Porém, quero citar um texto do Novo Testamento já que muitos alegam ser sem validade o Velho Testamento.
Está em Hebreus capítulo 4.
1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
2 Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
3 Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
8 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.(grifos meus)

E ainda, em Tiago 2:10 temos uma forte declaração quanto aos 10 mandamentos:
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto(Sábado?), se torna culpado de todos.(grifos meus)

E em I João 2:4
4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.

Mas o ponto crucial é o que se encontra em Apocalipse 14:12.
João, vendo o que aconteceria no futuro, vê um povo que ouviu a mensagem que os anjos trouxeram e não adoraram a besta. Então o povo foi identificado como:
12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Grifos meus)

O Sétimo Dia foi separado por Deus para um descanso físico e para adoração plena. Um dia dedicado a Deus. Um dia completo para meditar sobre Seu maravilhoso amor e Suas obras.

Nota: Existe um estudo muito mais completo do que este. Um estudo onde você poderá aprender não só sobre o Sábado mas também sobre vários fatores importantes dos ensinos bíblicos.

Se você quiser saber mais, deixe o seu e-mail para contato. Os comentários são moderados e somente eu verei.

Faça HOJE a sua escolha: Servir a Deus e ser fiel, guardando os seus mandamentos.
Eu já fiz a minha escolha! E você?
Vejam também este vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=izbDGJolPBA

0 comentários :