14 agosto 2010


A Bíblia nos apresenta uma lista de dons e diz como o ser humano pode receber os dons. Paulo, quando escreveu aos Coríntios em sua primeira carta lhes explicou como Deus age na questão dos dons espirituais.

1Co 12:1 A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
1Co 12:4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
1Co 12:5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
1Co 12:6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
1Co 12:7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
1Co 12:8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
1Co 12:9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
1Co 12:10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
1Co 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.


Paulo estava mostrando à igreja de Corinto que Deus escolhe a quem presentear com determinados dons. Nesta lista encontramos o seguinte item: “a um, variedade de línguas”.
Esta tradução é a Almeida Revista e Atualizada. Vejamos em outras versões:

(KJV) To another the working of miracles; to another prophecy; to another discerning of spirits; to another divers kinds of tongues; to another the interpretation of tongues:

(NTLH) Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer.

(NVI) a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.


Perceba que na King James (versão inglesa da Bíblia que é mais fiel ao texto original) diz “diversidade de língas” ou “diversos tipos de línguas” e na Nova Versão Internacional diz “variedade de línguas”. Enquanto isso na Nova Tradução na Linguagem de Hoje lemos “capacidade de falar em línguas estranhas”. Por que essa diferença? O tradutor da NTLH tentou ajudar na compreensão do assunto línguas e acabou atrapalhando. O termo “estranhas” é extra-bíblico. Ele não existe no original. O original tem esse texto aqui:

ἄλλῳ δὲ ἐνεργήματα δυνάμεων, ἄλλῳ δὲ προφητεία, ἄλλῳ δὲ διακρίσεις πνευμάτων, ἑτέρῳ δὲ γένη γλωσσῶν, ἄλλῳ δὲ ἑρμηνεία γλωσσῶν·


O que transliterado fica:
Allos de energēma dunamis allos de prophēteia allos de diakrisis pneuma heteros de genos glōssa allos de hermēneia glōssa


“genos glossa” é o termo que ficou traduzido por “variedade de línguas” e similares. “Allos” pode ser traduzido por “outro”. Então, antes de variedade de línguas tem o dom de discernimento de espíritos (diakrisis pneuma heteros) e em seguida temos variedade de línguas (genos glossa). Por que então “línguas estranhas” na NTLH? Por que “glossa” em grego significa “linguagem, idioma, língua de uma nação”. Se eu ouvir alguém falando polonês perto de mim aquilo me será estranho pois não entenderei. A confusão gerada sobre o termo estranho fez com que o fato de eu não entender mostre que a pessoa fala língua de anjos.

A Bíblia não dá apoio ao entendimento de que falar em línguas é o que é feito em igrejas pentecostais, neo-pentecostais, católicas, e também em lugares de umbanda. Todos “falam em línguas”, cada um com o seu “sotaque”, mas nenhum desses fazem aquilo que é bíblico. O dom de línguas bíblico é o dom de falar em línguas que existem, que podem ser entendidas e esse dom tem um propósito.

1Co 12:7 nos diz o seguinte:
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.


Ou seja, cada dom é concedido para um determinado fim, tem que ter utilidade, um propósito. Qual a utilidade do falar em línguas que algumas igrejas mostram? Nenhuma. O propósito de todo dom concedido por Deus é a pregação do evangelho. Se alguém fala em língua que ninguém mais entende, como o evangelho é pregado?

A Bíblia também ensina que a língua deve ser entendida!
1Co 14:7 É assim que instrumentos inanimados, como a flauta ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara?
1Co 14:8 Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?
1Co 14:9 Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.
1Co 14:10 Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.


Paulo diz claramente que não há voz sem sentido, que não possa ser entendida. Já vi muitas pessoas que disseram falar em línguas que, ao serem questionadas sobre o que disseram, respondem “não sei...” e fica por isso mesmo. Se até mesmo quem fala não sabe o que falou, que proveito há? Nenhum. E se a pessoa fala e entende mas ninguém mais entende, que proveito há? Nenhum.

No Pentecostes os discípulos falaram em línguas. A pergunta é: Quem recebeu o Espírito Santo? A resposta: Os discípulos. Então o dom que foi dado foi o de FALAR ou o de ENTENDER? Exatamente. O dom dado foi o de falar. E se os discípulos falassem algo que ninguém poderia entender como 3.000 pessoas teriam sido batizadas? Pois cada pessoa entendeu o que era dito.

O dom de línguas bíblico é o dom de falar uma língua estrangeira (e neste caso, o termo “língua estranha” está certo, se referido a língua estrangeira) para que o evangelho possa ser pregado.
Pedro era um pescador com pouca escolaridade e, pelo poder divino, falou com autoridade até mesmo em uma outra língua. Língua de um dos povos que estavam em Jerusalém naquele dia.
A lista de povos está no mesmo capítulo que narra o grande batismo:
Ats 2:9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
Ats 2:10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
Ats 2:11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?

Por isso, se alguém diz que fala em línguas e faz como alguns têm feito pelo mundo afora, naquilo que é chamado de glossolalia (o falar em línguas que não é bíblico), não se deixe enganar. A Bíblia é clara sobre o assunto!

E não se pode pensar em dons sem frutos. Se alguém diz falar em línguas e não tem o fruto do espírito que são esses abaixo, essa pessoa não pode dizer que fala em línguas.
Gál 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Gál 5:23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.


Que Deus te abençoe em sua caminhada cristã.

1 comentários :

nemarcosta disse...

A propósito dessa tema "dons de linguas" gosto de repetir: O importante não é o que eu digo mas o que faço os outros pensarem com o que estou falando.
(Digo cadeira para um auditório. Cada um imaginará um tipo diferente de cadeira.)(Se falo pecado cada um imaginará o seu.)