12 outubro 2011

Mateus 18:2 ​E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.
3 ​E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4 ​Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
(Almeida Revista e Atualizada)


2 Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
3 e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
4 Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
(Nova Versão Internacional)

No livro de S. Mateus, no capítulo 18, Jesus começa a expor um pouco da ideia sobre o que eu chamarei de "vida social".
Logo no início do capítulo, Jesus precisa responder a pergunta "Quem é o maior no reino dos céus". Sua resposta foi convida uma criança e dizer o que esta escrito no trecho supracitado. Quando Jesus usou a criança como exemplo, estava querendo dizer que devemos ter uma postura simples, humilde, reverente, de obediência. Uma criança confia plenamente no adulto que lhe acompanha. Seja pai, mãe, tio, avó, avô, etc. Ainda que hoje existam muitas crianças pirracentas, a postura natural de uma criança é esta. A criança é contemplativa e, muitas vezes, imita o que vê. Algumas birras que faz é para chamar atenção para sua necessidade natural de carinho.

A criança não tem uma atitude vulgar ou vaidosa quanto a sua forma de vestir. Quem impõe isso a elas são "pais" que pensam que estão brincando de bonecas. Para a criança, tudo é motivo de festa e alegria. Enquanto adultos sentam para reclamar da vida, a criança acha uma pedra e, com sua imaginação fertil, visita a lua ou outros planetas. A criança sabe rir de si mesma, não tem vergonha de chorar em publico, é sincera, sabe fazer amizade.

Preocupados em ter posição de honra (pois ainda não tinham entendido completamente a mensagem do Reino dos Céus), os discípulos perguntam sobre como serem os maiores, tendo um status melhor que outros. A criança não se importa com posições ou status.

Jesus convida a cada um de nós, hoje, a sermos como crianças. Responsáveis - por que nossa idade assim o pede - vivendo, mesmo assim, com humor infantil, sabendo rir até de si mesmo, encarando tudo com bons olhos, encontrando outros buscando algo que lhe atraia ao invés de buscar algo que lhe afaste, estendendo a mão para quem está no canto triste sem brincar. Espontaneidade. É esse o convite de Deus para nós todos os dias.

Leia o Salmo 8 abaixo e dê uma atenção especial ao verso 2.
Deus te abençoe.

1 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.
2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.
3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,
4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.
6 Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:
7 Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens,
8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.
9 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

0 comentários :