07 outubro 2011

Na imagem ao lado, está marcado "Rico e Lázaro Lc 16.19-31" e esse trecho foi encontrado na minha Bíblia na parte de concordância temática.

Não. A minha Bíblia não é uma "bíblia de seita confeccionada para fins específicos". A minha Bíblia veio da SBB(Sociedade Bíblica Brasileira). Acredito que a grande maioria das Bíblias venham dali.

Interessante notar que o título da seção onde está "Rico e Lázaro" é "Parábolas". Verifique na sua Bíblia se é assim. Se for uma parecida com a minha, será.

É interessante notar que a parábola do Rico e Lázaro é vista como algo real por muita gente com o simples intuito de dizer que existe a vida após a morte e que há recompensa logo que o ser humano descansa.

Primeiro, precisamos entender o que a Bíblia diz sobre a morte. Vamos a Eclesiastes 9.
5 Os vivos, ao menos, sabem que vão morrer! Mas os mortos, os mortos não sabem nada; eles nem podem se lembrar de sua vida.
6 Tudo o que fizeram em suas vidas - amar, odiar, invejar ­ já acabou, já passou. Eles já não têm nada a ver com a vida na terra.
(VIVA)

5 ​Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.
6 ​Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
(Almeida Revista e Atualizada)

5 Sim, os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada. Eles não vão receber mais nada e estão completamente esquecidos.
6 Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo.
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.
6 Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.
(Nova Versão Internacional)

Coloquei em diversas traduções para que seja observado que há unanimidade em dizer "não têm parte alguma do que se faz debaixo do sol".

Certamente uma pessoa que sempre acreditou em Jesus iria querer adorar o Salvador quando encontrasse com Ele depois da morte. Mas a Bíblia é taxativa em dizer:
Salmo 115:17 Os mortos não louvam o Senhor, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio. (NVI)

O salmista encara a morte como "silêncio". Como Jesus encarava?
João 11:11 Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".(NVI)

O entendimento de que a morte é um sono é algo confortante. Quando morremos, perdemos a consciência e só acordar em uma das ressurreições. A ressurreição da vida ou a ressurreição da morte. A primeira, se dará no Advento de Cristo, quando o Senhor retornar para buscar os que O escolheram. A segunda, se dará depois de um periodo de mil anos, quando pecado e pecador serão aniquilados e sua existência será como se jamais tivesse existido.

Assim, quando Jesus falou a parábola do Rico e Lázaro, a lição não era que há vida após a morte mas o que está retratado tal qual segue abaixo:
Lucas 16:31 ​[...], porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.(Almeida Revista e Atualizada)

A lição era sobre a dureza do coração. Pessoas que se prendem ao "sempre aprendi assim" para justificar sua crença, ainda que contrária à Bíblia.

Hoje Jesus está nos convidando para estudar a Bíblia e compreender as verdades nela contidas. Qual a sua decisão? Permanecer de coração duro (se é esta a sua posição hoje)? Ou estudar diariamente a palavra de Deus aprendendo qual a vontade do Criador para a sua vida? Decida servir a Deus e tenho certeza que não se arrependerá.

Deus te abençoe.

0 comentários :