06 outubro 2011

Por diversas vezes já vi pessoas que buscam entender o "Segredo" para ter bons relacionamentos. Não há muito mistério mas acabamos dificultando o assunto por que somos complexos demais!

Alguns podem achar que sou novo demais para falar sobre o assunto e que não aprendi o suficiente mas apenas peço que leia e, se achar que há algo errado, comente.

Vamos aos pontos:
  1. Policie.
    • Observe cada ato, cada palavra, cada gesto, cada mínimo detalhe da SUA vida. Muitos erram por que querem mudar o conjuge mas assumem a postura de "nasci assim, não mudarei nunca e, se quiser, me aceite como sou". Isso é imaturidade. Qualquer pessoa que pensa que não pode mudar é uma pessoa indigna de qualquer relacionamento. Humildade é ponto essencial para relacionar-se com pessoas. Seja em Casamentos, seja em Namoros e até mesmo em situações cotidianas.
  2.  Ame.
    • O amor é o resumo de tudo. Não havendo amor, não há nada. O amor é ponto essencial para que haja qualquer outra boa característica de um relacionamento. Amor abnegado, que se preocupa com o outro assim como a si mesmo. Isso é definição bíblica(Mc. 12:31)! Assim, chegamos ao próximo ponto.
  3. Respeite.
    • O respeito é essencial em qualquer relação. Não falo de respeito "obediência" mas respeito que honra. Evitar gritarias, por exemplo, é uma forma de respeito. Seu conjuge não tem deficiência auditiva e, se tivesse, você conversaria com ele em LIBRAS (o que seria muito mais respeitoso, diga-se de passagem). Além disso, brigar por qualquer motivo também é falta de respeito. Isso significa que você quer que a sua opinião prevaleça sempre. Isso também é imaturidade. Com respeito, você é capaz de analisar ambos os lados e chegar à melhor conclusão. Ou você é a ultima palavra sempre? Espero que não.
  4. Seja.
    • Não procure pela "pessoa perfeita". SEJA a pessoa perfeita. Enquanto você se preocupa em transformar o seu conjuge, você perde tempo sendo alguém inconveniente. É bom ouvir criticas e saber onde alguém precisa mudar. Só que precisa ser o tempo todo? Você não tem nenhum defeito? Se tem, por que não se corrige primeiro? Assim, um bom relacionamento também precisa de importantes decisões. Que tal ser um excelente esposo, uma excelente esposa ao invés de querer fazer do seu esposo alguém que te agrade ou da sua esposa alguém que te agrade?
Este quarto ponto não é possível sem os três primeiros. Enquanto você não for capaz de se policiar, se amar, de respeitar, jamais será capaz de ser alguém bom para um relacionamento.

As mudanças PRECISAM acontecer para que um casamento seja prazeroso. Infelizmente, a juventude adota um pensamento de que não pode mudar. Fiquei triste em ler uma frase na internet que dizia o seguinte:

Se um homem realmente ama uma mulher, a única coisa que ele vai querer mudar nela é o sobrenome. 

Isso é imaturidade. É o primeiro ponto que está sendo ignorado. Em outras palavras, a pessoa que adota essa postura da frase está dizendo "nasci assim e não mudarei". Maturidade é essencial para o casamento e com essa qualidade, todos os quatro pontos podem ser alcançados.

Que Deus abençoe seu relacionamento.

0 comentários :