25 outubro 2013

Salve-se quem puder! A liga da justiça da sinceridade está a solta! Não têm medo de falar o que pensam e sequer refletem no que irão dizer. O que importa é uma coisa só: A VERDADE.

Talvez você conheça um desses justiceiros. São do tipo "Falo mesmo e incomodados que se mudem!". Normalmente usando palavras desmotivadoras que levam o alvo a ficar cabisbaixo em algumas vezes.

Conta-se que um pastor visitava um irmão da igreja em coma numa UTI de hospital. A esposa daquele irmão estava ao seu lado quando um médico se aproximou do paciente e disse com toda franqueza: "Você precisa se preparar porque seu marido não vai sair deste estado de coma". E, imediatamente, retirou-se da UTI.

O pastor, horrorizado, não pôde acreditar no que ouvia. Então, ele caminhou até perto do enfermo e disse baixinho em seu ouvido: "João, eu sei que você ouviu aquele médico e entendeu o que ele disse. Mas ele está errado, pois você está conseguindo e vai sair deste estado de coma". Logo lágrimas rolaram na face daquele enfermo.

Aquele homem não apenas saiu do estado de coma, mas é um ativo membro da igreja. Ele acha que a virada em seu estado de saúde começou quando o pastor disse: "Você está conseguindo".

Em certa situação, o tio de Peter Parker lhe diz "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Tio Ben não imaginava que estava falando com o Homem Aranha. Mas o conselho foi válido. Cada um de nós temos um poder magnífico e que precisa ser usado com muita responsabilidade: A fala.

Para ajudar nesta meditação, quero citar abaixo alguns textos bíblicos com devidos comentários:
    Tg 3:6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.


    O autor compara a língua ao fogo. Comenta que esta contamina o corpo inteiro. Um pouco antes o mesmo autor escreve mais sobre a língua.

    Tg 1:26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.

    Aqui Tiago está dizendo que ninguém pode se dizer religioso e permitir que de sua língua saia maldição. O cristão sabe controlar a própria língua. Um ótimo conselho para todos, não acha?

    A Bíblia vai além e diz que se você é incapaz de controlar a sua língua, você não é inteligente.
    Pv 16:23 O coração do sábio é mestre de sua boca e aumenta a persuasão nos seus lábios.
    Pv 13:3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.

    Por muitas vezes pessoas não se importam com o que os outros irão pensar ou o que irão sentir. Preferem "a verdade, doa em que doer". Isto não é sábio. Relacionamentos evaporam rapidamente quando a falsa sinceridade impera. Uma sinceridade doente que espera que ofender também ajuda. Afinal, como diz a Bíblia: 

    Pv 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.

    0 comentários :