08 novembro 2011

Numa postagem anterior (se quiser conferir, clique no marcador "Apocalipse" no fim desta postagem) estudamos sobre os simbolismos de Apocalipse. São diversos símbolos que, se bem entendidos, facilitarão a leitura deste livro.

Hoje, iremos nos prender ao capítulo 01 do livro de Apocalipse.

A primeira pergunta a responder é: "Quem é o centro da revelação no Apocalipse?".
Leia Apocalipse 1:1 e você encontrará a resposta. Diz ali:
1 ​Revelação de Jesus Cristo[...]
No Apocalipse, Jesus Cristo é identificado por 38 nomes e títulos diferentes! Só nos três primeiros capítulos, o Salvador é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem cerca de 250 referências à Sua pessoa. Portanto, o centro deste livro não é outro senão Jesus Cristo.

Ao ter a visão, João foi capaz de ver Jesus. Na visão, Jesus tinha algumas características peculiares. Leia os versos a seguir:

13 ​e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
14 ​A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
15 ​os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
16 ​Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
Essa é a descrição de Jesus, conforme João viu em visão. Jesus viveu neste planeta durante alguns anos mas Ele sempre existiu. Confirmamos isso ao ler João 17:5 onde podemos ler
5 ​e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
Além disso, o profeta Miquéias escreveu acerca do Messias o que pode ser lido no verso 2 do capítulo 5:
2 ​E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
No Evangelho de São João, lemos no capítulo 1, também acerca de Jesus o seguinte sobre sua natureza antes da encarnação:

1 ​No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 ​Ele estava no princípio com Deus.
14 ​E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Não só isso, mas o próprio Jesus fez uma declaração que irritou os judeus da época. Está registrado em João 8:58. Leia:
58 ​Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
Esta declaração remete ao registro de Êxodo 3:14 onde podemos ler:
14 ​Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
Este mesmo Jesus, que declarou ser Deus, agora é identificado no primeiro capítulo do Apocalipse como alguém que está por vir. Não secretamente, não de modo que poucos vejam. A declaração do verso 7 de Apocalipse 1 é:
7 ​Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!
Todo olho não é qualquer olho ou alguns olhos. Todo é uma palavra absoluta. Não admite outra contagem senão a completa. Num saco como 10 limões, ao se dizer "todo limão deve ser cortado ao meio", ninguém entende que uma parte deve ser cortada e outra não. Da mesma forma, em Apocalipse 1:7 diz que todo olho verá o Salvador voltando para buscar os redimidos.

Portanto, Jesus é Deus, veio ao planeta Terra para salvar o homem, levou a cabo TUDO o que o homem não poderia fazer para se salvar e agora oferece ao homem a oportunidade de fazer o que Deus não pode fazer por ele para alcançar a salvação que é aceitar o sacrifício de Cristo. Você tem em suas mãos o poder de decidir o futuro eterno de sua história. Que tal escolher hoje mesmo se apegar a Cristo?

Ore neste momento. Entregue sua vida a Deus. Não se preocupe com as palavras. Converse com Deus como se conversasse com um amigo. Ele certamente te ouvirá.

Deus te abençoe.

0 comentários :