16 novembro 2011

Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e Laodiceia. Estes nomes são familiares? Leia o livro de Apocalipse, os capítulos 2 e 3.

O que essas cartas a tais igrejas tem a ver com você? Muita coisa! Explico:
As cartas são a tempos específicos. Usam o nome de algumas igrejas mas referem-se a tempos do futuro. Neste caso, ao futuro de João. Apenas uma carta não referia-se ao tempo dele. Segue, abaixo, uma explicação.

Lembre-se de uma coisa ao ler os textos de Apocalipse 2 e 3: A cada Igreja Jesus faz (1) Elogio, (2) Reprovação, (3) Conselho, (4) Promessa.

Vamos às explicações.
Éfeso = Desejável
A cidade estava num ponto geograficamente desejável, admirável. Possuía o mais belo porto da Ásia Ocidental. A cidade estava enfeitada com os mais lindos templos. Ali estava o templo da deusa Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade. Esse templo foi construído de ouro. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas.
Nesta cidade onde se adorava deuses, estátuas e árvores, Paulo, Apolo, Áquila e Priscila fundaram uma Igreja cristã. O evangelho converteu muitos efésios.

Elogio: Timóteo era o Pastor.
Pelo seu zelo, trabalho e lealdade às doutrinas e porque reprovavam as obras dos nicolaítas. (Apocalipse 2:2,6)

Quem eram os Nicolaítas?
Irineu, um ministro do segundo século que viveu sua infância próximo a Éfeso, menciona que eram cristãos, mas consideravam não ter importância a prática do adultério ou o comer carnes sacrificadas a ídolos. Pregavam que a fé em Jesus os liberava da guarda de alguns dos 10 mandamentos.

Reprovação: O abandono do primeiro amor (Apocalipse 2:4). O mistério da iniquidade de que falou o apóstolo Paulo (2 Tessalonicenses 2:7) estava começando, os lobos vorazes começaram a entrar na igreja (Atos 20:29-31).

Conselho: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras" (Apocalipse 2:5)

Promessa: "... ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus"(Apocalipse 2:7)

Éfeso representa o primeiro período do cristianismo na terra. Um cristianismo puro, fervoroso e cheio de amor. Corresponde a época dos apóstolos.

ÉFESO = 31d.C. -100 d.C.

A próxima igreja a ser estudada será Esmirna.

0 comentários :