21 novembro 2011

Na hora que comecei a escrever este post, 6.065 mortes já haviam ocorrido hoje. Ao fim do post, colocarei a quantidade de mortes para hoje também. A informação é retirada do site World o Meters (link).

Neste site, diversas informações são projetadas com base em cálculos atuais lançados por diversas organizações mundiais. Você, por exemplo, já ouviu alguém dizer que "no mundo morre uma pessoa de fome a cada 3 segundos"? É baseado nesse tipo de estatística que o site se desenvolve.

Você já parou para pensar na morte? Não estou falando da morte de algum conhecido ou de algum parente ou de alguém que você não conheça. Me refiro especificamente a sua morte. Parece uma proposta doentia mas explicarei o contexto para que você possa entender.

Primeiro, vamos entender como começou a vida:
Gênesis 2:7 ​Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Note a importância de algumas partes dessa frase. Deus formou o homem do pó da terra, soprou em suas narinas o fôlego de vida e o resultado disso foi que o homem passou a ser alma vivente.

Ser é diferente de ter, concorda? Portanto, o primeiro ponto importante é que o ser humano não tem uma alma mas ele é uma alma.

Na matemática, para se saber se uma conta está correta, os alunos aprendem a fazer um processo que (quando aprendi, pelo menos) se chama de "processo inverso" onde se faz atribuições inversas ao cálculo de modo a chegar ao número que originou o resultado. Assim, temos o número 2 que se somado a X, dará um resultado Y. Assim, se x=2, então y=4. Logo, y-x=2(4-2=2).

A bíblia ensina a mesma coisa em relação a nossa morte:
Eclesiastes 12:7 ​e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Como já vimos, o ser humano é alma, então, este "espírito" que volta a Deus é simplesmente aquele fôlego de vida que foi doado ao ser humano.

E por que volta a Deus significa que todo aquele que morre, vive uma eternidade ao lado de Deus? A resposta é um enfático "não". Na morte não há consciência. Você só tem ESSA vida para tomar as suas decisões mais importantes e que podem mudar o seu futuro imediato e/ou eterno. Por isso muitos cristãos fazem esforços para alertar o ser humano. Cada vida é preciosa e precisa tomar o rumo certo. Eu não quero que você, que lê agora este post, morra e deixe de existir. Eu não sei quem é você mas eu não quero isso por que aprendi com um Deus sobre tantas coisas e, entre elas está a lição de Ezequiel 18:23.
23 ​Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

Se a morte é uma situação sem consciência, o que acontece com quem já morreu? Uma das mais belas promessas. Leia:
13 ​Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14 ​Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15 ​Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 ​Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 ​depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18 ​Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18

Repare que Paulo, ao escrever aos irmãos da igreja de Tessalônica, disse que não queria que os mesmos fossem ignorantes quanto aos que "dormem". Neste contexto, dormir tem ligação com a morte e é assim que o cristão enxerga (ou deveria) a situação da morte. É um sono. A promessa: Ressurreição!

Sim! Ressurreição e não reencarnação. O termo bíblico vem de ressurgir. Trazer de volta o que já existiu. A reencarnação ensina que aquele que morre, desencarna (lembra que não temos espírito para desencarnar?) e depois reencarna em outro corpo, se esquecendo da vida passada (mas que fica num lugar obscuro do subconsciente) e vive uma "nova" vida. A Bíblia não fala disso. Ao tratar a ressurreição, diz que se você morrer HOJE, ressuscitará você mesmo e não outra pessoa. Lembrará de tudo que viveu, quem é, o que fez, etc. A diferença é que os justos serão transformados e os ímpios não.

Reencarnação é um ensinamento contrário a Bíblia. Tira o sentido da ressurreição e, até mesmo, da Redenção. Afinal, se já existe vida eterna depois da morte, por qual razão Jesus voltaria? E Jesus prometeu voltar para decretar a vitória final sobre a morte (cf. Jo. 14:1-3; 1Cor. 15; Ap. 21).

Não se iluda com essa mensagem que fala sobre reencarnação. É falsa. Permita que Deus se faça presente em sua vida e que Ele dirija seus passos em direção à vida eterna. Existe uma forma de vencer a morte? Sim, existe. Essa forma é crer em Deus, ter fé na Redenção e aguardar a bendita promessa. 

Vale a pena.

P.S.: Quando terminei de postar, a contagem de mortes no dia de hoje estava em 9.195.

0 comentários :